Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Governo já autorizou pagamento aos bombeiros

Os pagamentos em atraso referentes ao mês de junho serão processados "ao longo desta semana".

Governo já autorizou pagamento aos bombeiros
Notícias ao Minuto

15:28 - 06/07/20 por Mafalda Tello Silva

País Bombeiros

O Ministério das Finanças e o Ministério da Administração Interna anunciaram, esta segunda-feira, que foi já autorizado "o reforço da dotação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)" para o pagamento aos bombeiros que integraram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), referente ao mês de junho, que se encontrava em atraso.

"Os processamentos necessários para a transferência da verba de 4.107.960 euros aos operacionais estão já a ser efetuados", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

O Governo informa ainda que os pagamentos serão processados "ao longo desta semana". 

Há cerca de uma semana, a Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil revelou que a ANEPC não tinha liquidado a remuneração das equipas de bombeiros que fazem parte do DECIR, denotando que o atraso era "deplorável" e devia estar previamente acautelado na fase da pandemia em que o país se encontra.

A associação publicou ainda uma nota da ANEPC enviada às Associações Humanitárias e aos Corpos de Bombeiros a dar conta dos atrasos nos pagamentos dos encargos e a lamentar a situação devido ao "impacto que o mesmo terá nas referidas entidades e em todos os operacionais que integraram aquele dispositivo".

Este domingo, o ministério admitiu os constrangimentos financeiros, mas prometeu resolver o problema "com a máxima brevidade possível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório