Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Em protesto, enfermeiros jogaram futebol... junto ao Ministério da Saúde

Esta foi a resposta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses ao primeiro-ministro, que considerou que a Liga dos Campeões era um prémio para os profissionais de saúde.

Notícias ao Minuto

18:24 - 01/07/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

A UEFA escolheu Portugal para acolher a fase final da Liga dos Campeões e, para António Costa, este é um "prémio merecido aos profissionais de saúde". Os enfermeiros discordam e, aliás, "rejeitam o prémio". Como forma de protesto, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEPorganizou um jogo de futebol... em frente à sede do Ministério da Saúde.

Em declarações à SIC Notícias, José Carlos Martins, presidente do SEP, explicou que os enfermeiros "exigem e reivindicam como prémio a melhoria das condições de trabalho no país e a solução para os seus problemas" e não a Liga dos Campeões.

A classe profissional reclama a "justa contagem de pontos para todos os enfermeiros, uma carreira única para todos e a aposentação mais cedo como compensação do risco".

Recorde-se que o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, confirmou, no dia 17 de junho, que a final a oito da Liga dos Campeões, com sete jogos - quartos de final e meias-finais a uma mão, mais a final - realizar-se-á na capital portuguesa, em Lisboa. A prova será disputada entre os dias 12 e 23 de agosto.

Em reação ao anúncio, o primeiro-ministro revelou que a escolha de Portugal para acolher o evento é um "prémio" porque os profissionais de saúde demonstraram que Portugal tem um Serviço Nacional de Saúde (SNS) "robusto para responder a qualquer eventualidade".

Veja, na galeria, as imagens do protesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório