Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Operação Sem Rosto. PSP admite que venha a haver "mais detidos"

Foi apreendida pela PSP uma arma, munições, soqueiras, proteções para ocultar identidade e artefactos ligados à ação clubística.

Operação Sem Rosto. PSP admite que venha a haver "mais detidos"
Notícias ao Minuto

12:10 - 25/06/20 por Filipa Matias Pereira

País Operação Sem Rosto

Foram detidos, no âmbito da operação Sem Rosto da PSP, sete elementos dos No Name Boys pela prática de factos numa "escalada de violência". E "é possível que possa haver mais detidos" futuramente, indicou o porta-voz da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, em conferência de imprensa ao final da manhã desta quinta-feira.

Um dos detidos foi preso ontem à noite e tinha na sua posse uma arma a produto estupefaciente. Já os restantes seis elementos da claque, com idades compreendidas entre os 22 e 33 anos, foram detidos esta manhã, na sequência de mandados de detenção emitidos pelas autoridades.

A ação da PSP foi desenvolvida em duas dimensões, sendo que uma diz respeito "a factos cometidos no estádio, a agressões a agentes de autoridade e a adeptos dentro e fora do recinto e ainda a crimes de dano contra adeptos portugueses e de outras nacionalidades".

A segunda dimensão assentou nas "ações planeadas de forma organizada, com situações de conhecimento prévio junto de moradas e viaturas e que lhes permitia [aos suspeitos] orquestrar e agredir violentamente adeptos rivais", tendo os agora detidos alegadamente chegado "a roubá-los ou a deixá-los inanimados por força da violência".

Algumas destas vítimas, detalhou ainda o oficial, foram agredidas "na via pública" e ficaram "em estado debilitado". Chegaram, inclusive, a correr "risco de morte".

Durante a operação, foi ainda apreendido um revolver de calibre 22, munições desse calibre, soqueiras, facas e proteções que "lhes permitiam tentar camuflar a sua identidade junto das vítimas". Na posse da PSP estão também "artefactos ligados à ação clubística", bem como "sprays usados para grafitar frases de provocação e intimidação".

Os suspeitos, acusados de vários crimes, entre eles roubos, ofensas à integridade física qualificadas, danos e homicídio na forma tentada, vão ser presentes a juiz de instrução criminal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório