Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chefias dos guardas prisionais pede à tutela para resolver problemas

O sindicato que representa as chefias dos guardas prisionais pediu hoje ao Ministério da Justiça para que resolva os principais problemas que afetam o sistema prisional, que passam pelo envelhecimento e falta de efetivo e um parque automóvel deficitário.

Chefias dos guardas prisionais pede à tutela para resolver problemas
Notícias ao Minuto

19:58 - 19/06/20 por Lusa

País Sindicato

"Pretendemos que a tutela nos proporcione melhores condições de trabalho, nos valorize e que reconheça de uma vez por todas a importância do nosso trabalho e suas repercussões positivas ao nível interno e nas dimensões da sociedade civil", refere a Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), em comunicado.

O sindicato frisa que o corpo da guarda prisional anseia ver as questões profissionais resolvidas.

Entre esses problemas estão, segundo a ASCCGP, um sistema de avaliação "deplorável", superiores hierárquicos a auferir salários "consideravelmente menores" que os subordinados, "insuficiência permanente" de guardas prisionais e "um envelhecimento preocupante".

O sindicato indica que aproximadamente entre 25% a 30% dos elementos do corpo da guarda prisional reúne as condições para se aposentar e entrar na pré-aposentação.

O sindicato que representa as chefias dos guardas prisionais denuncia ainda um parque automóvel que "não corresponde às necessidades prisionais e judiciais" e uma "escassez intolerável de funcionários de outras áreas" como técnicos, administrativos e saúde, que sobrecarrega o quotidiano do sistema prisional.

A ASCCGP refere também que nas prisões têm sido residuais os casos de reclusos infetados com covid-19, tendo sido evitado o aumento devido à "responsabilização e dedicação" dos guardas prisionais.

O sindicato lamenta ainda que a tutela "omita de forma clara e intencional" o trabalho dos guardas prisionais, escondendo o descontentamento que existe.

Para sábado está prevista uma reunião em Leiria para a qual estão convidados todos os chefes principais do corpo da guarda prisional, independentemente da sua ligação sindical.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório