Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

IPO Porto cria programa gratuito de entrega de medicação ao domicílio

O programa do IPO está disponível a partir desta semana.

IPO Porto cria programa gratuito de entrega de medicação ao domicílio
Notícias ao Minuto

10:29 - 09/06/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

O IPO do Porto (IPOP) tem em marcha um programa, disponível a partir desta semana, de entrega de medicação ao domicílio. E a boa notícia é que o serviço é gratuito.

A medida destina-se a "utentes que se encontrem impossibilitados de providenciar por meios próprios o levantamento da sua medicação junto da Farmácia de Ambulatório", refere Florbela Braga, diretora dos Serviços Farmacêuticos, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Em março, devido às circunstâncias motivadas pela pandemia de Covid-19, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto deste género. Na altura, o IPO do Porto juntou-se "ao programa nacional criado e disponibilizado pela DGS", mas entretanto decidiu "desenvolver um projeto próprio, que pretende ser de continuidade se reunir as condições necessárias".

O programa garante, assim, uma resposta efetiva aos utentes que apresentam “debilidade do estado de saúde, dificuldade de transporte e/ou circulação ou falta de substituto legal/cuidador para efetuar o levantamento”.

Dá ainda conta o comunicado que a entrega "de medicamentos ao domicílio faz parte de um conjunto de medidas tomadas pela Farmácia para minimizar o risco associado à deslocação dos doentes aquando do levantamento da sua medicação". A medida reduz ainda as deslocações ao IPOP para levantar a medicação habitual, "que era mensal e passou agora a ser bimestral e semestral, dependendo do tipo de medicação a ceder".

De março a maio, detalha a instituição, os Serviços Farmacêuticos permitiram o acesso à medicação prescrita a cerca de 200 doentes através do programa 'Operação Luz Verde' e do apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Dada a vulnerabilidade e necessidade dos doentes oncológicos, este era um projeto que já estava em cima da mesa antes da pandemia, mas que agora se tornou eminente. A Farmácia de Ambulatório do IPO do Porto dispensa medicação mensalmente a cerca de 2500 doentes, num total de 3000 prescrições médicas”, explica Florbela Braga.

Para usufruir deste serviço, deverá preencher um formulário disponível no site do IPOP (para adulto ou pediátrico) e enviar para o email [email protected]

[Notícia atualizada às 15h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório