Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Braga. Criança de cinco anos terá tentado disparar uma arma de fogo

A arma estaria acessível a dois menores, de cinco e sete anos, e foi apreendida pela GNR.

Braga. Criança de cinco anos terá tentado disparar uma arma de fogo
Notícias ao Minuto

18:29 - 04/06/20 por Filipa Matias Pereira

País Armas

Uma criança de cinco anos terá tentado disparar uma arma de fogo que foi agora apreendida pela Guarda Nacional Republicana (GNR). O caso, que aconteceu na localidade de Crespos, Braga, chegou à força militar através de uma denúncia, que dava conta que dois menores, com cinco e sete anos, tinham livre acesso à arma.

O Comando Territorial de Braga conseguiu efetivamente apurar que a arma "não se encontrava nas devidas condições de acondicionamento, nomeadamente num cofre, com cadeado no gatilho".

Durante as diligências, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma arma de alarme e um carregador com cinco munições.

Os factos foram ainda comunicados ao Tribunal Judicial de Braga e à Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Braga.

Na sequência do caso, a GNR lembra que, para possuir uma arma de fogo legalmente, é necessário respeitar algumas normas de segurança no domicílio. O "portador que se separe fisicamente da arma de fogo deve colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança não portáteis, sempre que exigido".

Detalha ainda a GNR na rede social Facebook que, nos casos que não se enquadrem na descrição anterior, "deve o portador retirar à arma a peça cuja falta impossibilite o seu disparo, que deve ser guardada separadamente, ou apor-lhe cadeado ou outro mecanismo que impossibilitem o seu uso". Pode ainda "fixá-la a parede ou a outro objeto fixo por forma que não seja possível a sua utilização".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório