Meteorologia

  • 08 JULHO 2020
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Braga. Criança de cinco anos terá tentado disparar uma arma de fogo

A arma estaria acessível a dois menores, de cinco e sete anos, e foi apreendida pela GNR.

Braga. Criança de cinco anos terá tentado disparar uma arma de fogo

Uma criança de cinco anos terá tentado disparar uma arma de fogo que foi agora apreendida pela Guarda Nacional Republicana (GNR). O caso, que aconteceu na localidade de Crespos, Braga, chegou à força militar através de uma denúncia, que dava conta que dois menores, com cinco e sete anos, tinham livre acesso à arma.

O Comando Territorial de Braga conseguiu efetivamente apurar que a arma "não se encontrava nas devidas condições de acondicionamento, nomeadamente num cofre, com cadeado no gatilho".

Durante as diligências, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma arma de alarme e um carregador com cinco munições.

Os factos foram ainda comunicados ao Tribunal Judicial de Braga e à Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Braga.

Na sequência do caso, a GNR lembra que, para possuir uma arma de fogo legalmente, é necessário respeitar algumas normas de segurança no domicílio. O "portador que se separe fisicamente da arma de fogo deve colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança não portáteis, sempre que exigido".

Detalha ainda a GNR na rede social Facebook que, nos casos que não se enquadrem na descrição anterior, "deve o portador retirar à arma a peça cuja falta impossibilite o seu disparo, que deve ser guardada separadamente, ou apor-lhe cadeado ou outro mecanismo que impossibilitem o seu uso". Pode ainda "fixá-la a parede ou a outro objeto fixo por forma que não seja possível a sua utilização".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório