Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Porto terá venda ambulante de manjericos para o São João

A Câmara do Porto vai permitir a venda ambulante de manjericos na cidade durante o habitual período de festas do São João, estando as candidaturas aos 30 lugares disponíveis a decorrer até 12 de junho, anunciou hoje a autarquia.

Porto terá venda ambulante de manjericos para o São João
Notícias ao Minuto

13:51 - 04/06/20 por Lusa

País Autarquias

No seu site, a autarquia esclarece que, embora a organização municipal das Festas de São João tenha sido cancelada, pretende manter viva a tradição da venda ambulante de manjericos nos habituais dias do calendário da festa de S. João (16 e 30 de junho), tendo em conta a atual tendência positiva na evolução do combate à pandemia de covid-19 e por considerar que esta atividade não agrava os riscos para a segurança e saúde públicas.

Os lugares que vão ser sorteados destinam-se exclusivamente à venda ambulante de vasos de manjericos, em bancas ou colocados no chão, "excluindo-se expressamente a prestação de serviços de restauração ou de bebidas de caráter não sedentário e a venda de outros artigos", refere o edital hoje publicado no sítio institucional da Câmara do Porto, no Balcão de Atendimento Virtual e consultável no Gabinete do Munícipe, com as respetivas plantas de localização.

As candidaturas decorrem no Gabinete do Munícipe até dia 12 junho, no prazo de cinco dias úteis, e cada vendedor pode propor-se a ocupar, no máximo, três lugares.

No entanto, devido às atuais regras de funcionamento do espaço, o atendimento só será efetuado mediante marcação prévia. O formulário pode ser obtido online, no Balcão de Atendimento Virtual, ou presencialmente, no Gabinete do Munícipe.

O sorteio realiza-se no dia 15 de junho, às 09:30, nas instalações da Polícia Municipal do Porto.

Os locais disponíveis para a venda de manjericos são na Praça do Marquês - 1 lugar, Rua S. Filipe de Nery - 2 lugares, Rua das Carmelitas - 1 lugar, Rua de Júlio Dinis - 3 lugares, Alameda das Fontainhas - 3 lugares, Avenida de D. Carlos I (Passeio Alegre) - 3 lugares, Campo Mártires da Pátria - 1 lugar, Largo da Igreja de Paranhos - 1 lugar, Largo António Cálem - 4 lugares, Praça da Batalha - 3 lugares, Praça da República - 4 lugares, Praça Nove de Abril - 1 lugar, Praça do Exército Libertador - 1 lugar e Estação de S. Bento - 2 lugares

No início de abril, o presidente da Câmara do Porto determinou o cancelamento da organização municipal das Festas de São João, por ser desaconselhada a elevada concentração de pessoas que caracteriza esta festividade, a qual poderia colocar em risco a saúde pública, assim como os resultados de mitigação alcançados.

Há cerca de uma semana, à margem da conferência de imprensa em que anunciou as medidas que a câmara vai adotar para resgatar espaço público para os cidadãos, Rui Moreira esclareceu que, apesar de a autarquia não organizar este ano o tradicional fogo-de-artifício, os concertos na Avenida dos Aliados, além de uma vasta programação de animação associada às festividades do São João, os portuenses são livres de assinalar a data, se assim o entenderem, quer "deambulando pela cidade" quer organizando-se em pequenos grupos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório