Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Lembra-se das regras para a utilização da máscara em segurança?

Direção-Geral da Saúde reiterou as indicações para a colocação e remoção deste equipamento de proteção individual.

Covid-19. Lembra-se das regras para a utilização da máscara em segurança?
Notícias ao Minuto

08:24 - 03/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Portugal está já na terceira fase de desconfinamento e uma das regras em vigor é a utilização de máscaras em espaços fechados, sejam supermercados, farmácias ou cafés. Assim, a Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou uma publicação no Facebook onde reitera as regras para a colocação e remoção destas de forma segura no combate à pandemia da Covid-19. 

Esclarece a autoridade para a Saúde que deve começar por "lavar bem as mãos antes de colocar a máscara". Depois, não se esqueça: o lado branco (face interna) fica virado para a cara, enquanto o lado com a outra cor (face externa) fica virado para fora. 

Após a colocação, a primeira regra é simples: "Verificar se está perfeitamente ajustada ao seu rosto". Tem ainda de "evitar tocar na máscara enquanto está a usá-la". 

Já a remoção do equipamento de proteção deve acontecer quando esta estiver "suja ou húmida". "Em média, as pessoas devem mudar de máscara de quatro em quatro horas ou de seis em seis horas, confome a humidade produzida para a máscara por cada indivíduo", reitera a DGS no mesmo post. 

Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de a retirar e de a remover "a partir da parte de trás (não tocando na frente da máscara), segurando os atilhos ou elásticos". No final do processo, lave de novo as mãos. 

De recordar que a autoridade avançou, também esta semana, quais os cinco erros frequentes ao utilizar máscara. Veja se comete algum deles: 

  • Utilizar abaixo do nariz; 
  • Cobrir apenas a ponta do nariz; 
  • Deixar o queixo exposto; 
  • Utilizar debaixo do queixo; 
  • Utilizar com espaços laterais. 

Portugal registava esta terça-feira 1.436 mortes (mais 12) associadas à Covid-19 e 32.895 infetados (mais 195), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório