Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Exercício em grupo? Sim, mas com 3 metros de distância. As regras da DGS

Governo anunciou esta sexta-feira que os ginásios poderão reabrir na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, cumprindo várias normas agora publicadas pela Direção-Geral de Saúde. Praticantes de exercício devem manter uma distância de pelo menos três metros entre si, quer seja em espaços fechados quer seja ao ar livre.

Exercício em grupo? Sim, mas com 3 metros de distância. As regras da DGS
Notícias ao Minuto

23:40 - 29/05/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

Depois de o Governo ter anunciado que a abertura de ginásios está contemplada na terceira fase de desconfinamento que arranca na segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação com os procedimentos de prevenção e controlo para espaços de lazer, atividade física e desporto e outras instalações desportivas. A orientação abrange infraestruturas desportivas e outros espaços onde decorra prática desportiva, incluindo espaços ao ar livre ou em espaço fechado, pistas, ginásios, piscinas, academias desportivas, salas de massagem e clubes de saúde. 

Entre as medidas gerais preconizadas, lê-se na nota da autoridade de saúde, "pretende-se que estes espaços assegurem que todas as pessoas que nele trabalham e o frequentam estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, assim como das outras medidas de higienização e controlo ambiental". 

Como noutros casos, também nestes espaços "deve ser assegurada a implementação de um plano de contingência próprio para a Covid-19 e garantido o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários aos funcionários". 

A colocação de dispensadores de solução antissética de base alcoólica (SABA) ou solução à base de álcool deve igualmente ser garantida junto às receções, entradas e saídas de casas de banho, salas ou espaços de atividade física ou lazer, sublinha a DGS

Relativamente à organização do espaço, a autoridade de saúde estabelece que devem ser cumpridas as medidas de distanciamento físico, nomeadamente o distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico (receção, espaços de circulação, etc.), ou três metros entre pessoas durante a prática de exercício físico.

Quanto às aulas e treinos, estes devem ser marcados preferenciamente online. O uso de máscaras é obrigatório para funcionários, exceto durante as aulas que impliquem a realização de exercício físico. Já os utilizadores devem usá-la à entrada e saída das instalações, sendo dispensado o uso durante a realização de exercício físico.

Nos espaços e equipamentos para prática de exercício físico e de massagens, além da desinfeção das mãos à entrada e à saída da espaço, os acessos devem ser controlados para evitar aglomerados, recomendando-se a marcação de vagas e de lugares (por exemplo no chão) para garantir o distanciamento.

Quanto às aulas de grupo, a DGS refere que deve ser reduzido o número de participantes de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre praticantes, "tendo em conta a disposição e movimentos das pessoas ao longo das sessões". 

A autoridade de saúde desaconselha a retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, pelo risco acrescido que estas populações parecem apresentar.

Entre sessões, "os espaços devem ser ventilados durante pelo menos 20 minutos, bem como deve proceder-se à limpeza e higienização dos espaços e equipamentos utilizados entre sessões", pode ler-se. 

No caso das piscinas, entre outros procedimentos, deve ser realizada a limpeza e desinfeção, substituindo a água e procedendo-se à cloragem (ou outro tipo de desinfeção química). A água deve ser testada regularmente e os utilizadores devem higienizar as mãos à entrada, indica a DGS

Quanto às sessões de treino que decorram ao ar livre, estas devem "privilegiar espaços com pouca movimentação de pessoas e garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre praticantes". 

Pode ler a orientação na integra aqui: Orientação da DGS para ginásios e espaços de lazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório