Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

'Dupla Face'. Polícia de Lisboa detido e outro constituído arguido

A PSP retificou, ao final da manhã desta quarta-feira, a informação que tinha sido avançada inicialmente. No âmbito da megaoperação 'Dupla Face', não foram detidos dois polícias, apenas um deles foi detido e o outro foi constituído arguido.

'Dupla Face'. Polícia de Lisboa detido e outro constituído arguido
Notícias ao Minuto

12:31 - 27/05/20 por Filipa Matias Pereira

País 'Dupla Face'

A Polícia de Segurança Pública desencadeou, esta quarta-feira, uma megaoperação - 'Dupla Face' - , da qual resultaram quatro detidos com idades compreendidas entre os 31 e os 48 anos. Entre estes detidos está um polícia do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

O outro elemento da PSP, que inicialmente a força de segurança indicou que tinha sido detido, foi apenas constituído arguido.  Este agente, como indicou o comissário Bruno Pereira em declarações aos jornalistas, tem cerca de 47/48 anos. 

Quanto ao agente da PSP detido, será amanhã presente a um juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coação. Já relativamente ao elemento constituído arguido, serão desencadeados "mecanismos internos de acordo com a eventual responsabilidade penal". A medida a aplicar "será conhecida a curto prazo". 

O comissário Bruno Pereira recusou adiantar pormenores quanto ao 'modus operandi' da atividade criminal, uma vez que o processo está em segredo de justiça.  Sabe-se apenas que o grupo se dedicava a atividades criminosas altamente lucrativas e que os suspeitos respondem por associação criminosa, corrupção, favorecimento pessoal praticado por funcionário, extorsão, coação, detenção de armas proibidas e tráfico de estupefacientes. 

Para além dos quatro detidos, mais de uma dezena de arguidos foram constituídos arguidos e houve lugar a diversas apreensões, designadamente "uma caçadeira de canos longos, uma pistola de alarme transformada em arma de calibre 6.35, bens e documentação relacionada com a atividade". 

Nesta megaoperação foram desencadeados vários atos processuais, entre eles 22 buscas domiciliárias e 28 não domiciliárias. A PSP levou ainda a cabo o cumprimento de dois mandados de detenção.

Nas diligências, onde estiveram reunidos cerca de 150 agentes de quase todas as valências da PSP, "não houve incidentes" a registar, indicou o comissário, acrescentando ainda que as buscas decorreram em Lisboa, Setúbal e Beja. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório