Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Situação em Lisboa "é complexa". Há mais de 11 mil pessoas sob vigilância

Briefing diário contou hoje com a presença do secretário de Estado da Saúde e da diretora-geral da Saúde.

Situação em Lisboa "é complexa". Há mais de 11 mil pessoas sob vigilância
Notícias ao Minuto

13:12 - 26/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) contou, esta terça-feira, com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, depois de ter sido divulgado o boletim epidemiológico de hoje, registando mais 12 mortos, mais 219 novos casos e mais 274 recuperados.

Lacerda Sales abriu a conferência como já vem a ser normal. O governante começou por revelar que "a taxa global de letalidade é de 4,3% e acima dos 70 anos é de 16,7%", adiantando que "35,7% dos casos encontra-se a recuperar no domicilio".

Nos lares de idosos há "285 casos de Covid-19, o que representa uma diminuição", sublinhou, acrescentando que no Alentejo já não há lares com idosos infetados. No total, por todo o país, "há 1700 utentes positivos".

Já Graça Freitas admitiu que situação em Lisboa "é complexa", pois há mais de 11.000 pessoas sob vigilância.

“Neste momento, Lisboa e Vale do Tejo tem 11.359 pessoas em vigilância, por estes surtos e pelos contactos próximos destas pessoas. Está a ser feito um grande esforço para se identificarem antes os casos. A maior parte está a ser seguida em domicílio e a partir daí estamos a perceber os contactos de risco, a colocar em vigilância para quebrar a cadeia. É uma situação complexa, mas está com medidas apertadas e tem sido feito um excelente trabalho”, disse a responsável.

“Como se pode verificar, foram notificados 209 novos casos nas últimas 24 horas em Lisboa e Vale do Tejo e isso deve-se a alguns fatores. Existem alguns surtos mais ou menos localizados. Na área que é abrangida por Almada e Seixal existem três pequenos focos comunitários, que têm 32 casos até à data. As autoridades de Saúde e a Câmara do Seixal têm atuado diretamente nos bairros onde se está a verificar estes fenómenos para ver os casos secundários e acabar com a cadeia de transmissão. Na Azambuja, são cerca de 125 casos mas apareceram agora dois novos casos de duas empresas diferentes, sendo que um deles foi transmissão por contacto familiar”, explicou Graça Freitas, acrescentando depois, já em resposta a outra pergunta que o Bairro da Jamaica é um dos três focos, contando já com 16 casos de Covid-19.

Novas normas são "favoráveis" aos acompanhantes da mulher no parto

Quanto à presença de acompanhantes no parto, Graça Freitas revelou que “está por horas a saída das normas para os acompanhantes da mulher no parto” e que estas "são favoráveis aos acompanhantes", contudo, frisou que "depende sempre do parto em concreto" e que a última palavra "será da equipa que acompanha o parto”.

"Tratamentos de fertilidade nunca estiveram incluídos na suspensão"

Questionado pelos jornalistas, sobre a suspensão dos tratamentos de fertilidade, o secretário de Estado da Saúde afirmou que estes "nunca estiveram incluídos na suspensão da atividade não Covid", relembrando que ficou a cargo de cada centro dar continuidade ou não a estes tratamentos, como cabe aos centros o reagendamento.

Situação de crianças internadas no Dona Estefância "deve estar igual"

Quanto às 14 crianças internadas, duas das quais em cuidados intensivos, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, a diretora-geral da Saúde recordou que, não havendo reporte de desenvolvimento da situação à DGS, a situação “deve estar igual à de ontem”.

MAI avalia reabertura das fronteiras com mais países

A última questão a ser colocada foi sobre a reabertura de fronteiras. Lacerda Sales afirmou que o Ministério da Administração Interna (MAI) está a coordenar essa questão com mais países, incluído Espanha e Itália. Contudo, reiterou, não cabe ao Ministério da Saúde adiantar mais pormenores.

Acompanhe em direto o briefing diário:

Leia Também: AO MINUTO: Mais 12 mortes em Portugal. UE já reuniu 9,5 mil milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório