Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Hospital de Évora recupera atividade de consultas com apoio do Exército

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou hoje que está a recuperar a atividade habitual das consultas externas, com a realização destas e de exames e análises na instituição e em espaços do Exército.

Hospital de Évora recupera atividade de consultas com apoio do Exército
Notícias ao Minuto

18:30 - 25/05/20 por Lusa

País Covid-19

O HESE, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, assinalou ter iniciado, na semana passada, "a recuperação gradual da atividade assistencial de consultas externas", no âmbito da pandemia da covid-19.

"Sem nunca ter suspendido a atividade de consulta", o hospital "manteve apenas as consultas presenciais consideradas pelos clínicos como inadiáveis, tendo acompanhado outros doentes através de teleconsulta", pode ler-se no comunicado.

Segundo a unidade hospitalar, "a situação epidemiológica atual permite reativar as consultas presenciais de uma forma progressiva e alargada".

Mas, para "cumprir as normas de segurança para utentes e profissionais", além do "alargamento e desfasamento de horários de atendimento e de um maior rigor em termos de cumprimento de horários", o HESE teve necessidade de "deslocalizar algumas consultas e exames".

"As salas de espera existentes não reúnem todas as condições exigidas, em termos de espaço, para permitir receber o fluxo de utentes habitual ao longo de todo o dia", justificou.

Por isso, nesta 1.ª fase, o hospital de Évora contou com o apoio do Exército, o qual "cedeu instalações do Centro de Saúde Militar e do Quartel das Mesquitas para a realização de consultas externas e exames de diagnóstico e terapêutica", destacou o HESE.

"Pela limitação da lotação das salas de espera existentes no edifício do Patrocínio e do Espírito Santo, eram grandes os constrangimentos para o cumprimento das normas de segurança indispensáveis para reiniciar a atividade assistencial presencial, quer ao nível das consultas, quer ao nível de alguns exames e análises", argumentou Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do hospital.

Tornou-se, por isso, "necessário encontrar instalações suplementares" para receber os utentes "nas melhores condições de segurança", tendo o Exército cedido "generosamente alguns espaços do Centro de Saúde Militar", a curta distância do hospital, e "14 gabinetes no Quartel das Mesquitas", junto ao Teatro Garcia de Resende, assinalou a responsável.

De acordo com o hospital, já funcionam consultas e exames nas instalações do Patrocínio e do Espírito Santo, assim como estão a ser realizadas consultas de várias especialidades no Quartel das Mesquitas, nomeadamente pediatria, cirurgia plástica, anestesia, cirurgia pediátrica e doenças virais, entre outras.

Já no Centro de Saúde Militar, estão a ser realizadas colheitas de sangue para análises clínicas, disse o HESE.

"Todos os utentes serão previamente contactados via telefone ou carta com a indicação do local onde deverão comparecer para a sua consulta ou exame", acrescentou o hospital.

Portugal contabiliza 1.330 mortos associados à covid-19 em 30.788 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

No Alentejo, segundo a DGS, há 253 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório