Comissão de Proteção de menores encarregue de Valentina investigada

A CPCJ de Peniche também será alvo de uma auditoria por parte da própria entidade.

Pai e madrasta

© Facebook

Notícias ao Minuto
20/05/2020 08:38 ‧ 20/05/2020 por Notícias ao Minuto

País

Valentina

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Peniche, que acompanhou o caso de Valetina, vai ser investigada, avança a SIC. 

A entidade - que sinalizou a criança, abriu um processo um ano antes de a menor morrer e acabou por arquivar o caso - vai agora ser alvo de uma auditoria interna e de uma investigação levada a cabo pelo Ministério Público. 

Em declarações à estação de televisão de Paço de Arcos, a presidente da Comissão Nacional de Proteção de Menores, Rosário Farmhouse, afirmou que é necessário compreender se "alguma coisa correu menos bem" por parte da entidade. 

Recorde-se que Valentina, de 9 anos, foi dada como desaparecida no dia 7 de maio, depois de uma denúncia feita pelo próprio pai no posto da GNR de Peniche.

As buscas contaram com o envolvimento de "mais de 600 elementos ativos, numa área percorrida de sensivelmente quase quatro mil hectares, palmilhada mais do que uma vez em alguns locais", referiu o comandante da GNR de Caldas da Rainha, Diogo Morgado, numa conferência de imprensa.

Depois de cerca de três dias de buscas, a PJ de Leiria deteve o pai e a madrasta da vítima, cujo corpo foi encontrado numa mata na Serra D'el Rei, no concelho de Peniche, distrito de Leiria, coberto por arbustos. A ambos viria a ser decretada a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas