Farmácias querem pagamentos alargados a 90 dias como "medida de emergência"

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, propôs hoje que o prazo de pagamento à indústria farmacêutica se alargue dos 30 para os 90 dias como "medida de emergência" para o sector.

Notícia

© Lusa

Lusa
13/10/2012 18:49 ‧ 13/10/2012 por Lusa

País

Protestos

O alargamento do prazo do "relacionamento entre a indústria farmacêutica, os grossistas e as farmácias" iria possibilitar a "libertação de fundos para a reposição de stocks", justificou o responsável no cortejo dos profissionais de farmácia, em Lisboa.

A "medida de emergência" pode servir para "evitar o colapso do sector e dar algum oxigénio", garantiu João Cordeiro, sublinhando que o prazo de 90 dias pode vigorar apenas até o "Governo tomar decisões".

Entre outras soluções, o dirigente da ANF indicou através do aumento da quota dos medicamentos genéricos se pode poupar "10 milhões de euros por mês".

Várias organizações ligadas à farmácias estiveram em reunião magna no Campo Pequeno e deslocaram-se para o Ministério da Saúde, para entregar uma petição que, neste momento, já tem mais de 100 mil assinaturas.

A petição, lançada no final de Setembro, ao mesmo tempo que as farmácias entravam "em luto", pede uma alteração da política do medicamento, de forma a evitar o encerramento estimado de 600 farmácias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas