Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Curada primeira doente internada no Hospital Campanha do Porto

É uma refugiada iraniana que esteve internada durante 25 dias.

Covid-19. Curada primeira doente internada no Hospital Campanha do Porto
Notícias ao Minuto

10:25 - 12/05/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Está curada a primeira doente infetada com Covid-19 que deu entrada o Hospital de Campanha do Porto. Trata-se de uma refugiada iraniana, residente no Porto, que tinha sido mãe há pouco tempo e que esteve internada durante 25 dias. "Saiu curada, depois de dois testes negativos".

Este Hospital de Campanha, que está sediado no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, já tratou 27 doentes com Covid-19 e, desses, nove já tiveram alta médica. Revela a Câmara Municipal do Porto, em nota publicada no site institucional, que pelo hospital já passaram doentes com idade entre os 36 e 92 anos e que a média de idades é de 67 anos.

A maior parte dos pacientes que tiveram alta foi encaminhada para casa e um deles foi para a Pousada da Juventude, onde a autarquia "montou um centro de acolhimento para quem estiver com teste negativo mas não tiver retaguarda pelo seu lar". Nesta unidade, a "média de internamento é de 14 dias".

De salientar que os dois centros hospitalares do Porto são responsáveis pelo material médico do Hospital de Campanha e a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos faz a gestão hospitalar. Já quanto aos profissionais, médicos a enfermeiros e auxiliares, estão todos em regime de voluntariado.

A Câmara do Porto acrescenta ainda que este "hospital de retaguarda permitiu aliviar os hospitais de São João e Santo António de uma forte pressão de internamento criada pela pandemia Covid-19, estando a receber doentes desde 14 de abril".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório