Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Linha de apoio aos diabéticos mantém-se ativa no Estado de Calamidade

A linha do CHMT pode ser contactada através do 918 768 164 e funciona das 9h00 às 21h00 horas, todos os dias do ano.

Linha de apoio aos diabéticos mantém-se ativa no Estado de Calamidade
Notícias ao Minuto

18:17 - 05/05/20 por Filipa Matias Pereira

País Diabetes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) esclarece, esta terça-feira, que a linha de apoio aos diabéticos, disponibilizada pela Unidade de Diabetes e Obesidade, continua disponível durante o Estado de Calamidade. 

Esta linha de apoio, apelidada de 'Sem Dúvidas' e que pode ser contactada através do 918 768 164, funciona das 9h00 às 21h00 horas, todos os dias do ano.

Revela ainda o CHMT, em comunicado enviado às redações, que esta linha foi criada em 2008 e nasceu da "necessidade de proporcionar à pessoa com diabetes, especialmente aos tratados com insulina, um acesso rápido e fácil a uma opinião ou a uma orientação e, assim, aumentar a segurança e a adesão a esquemas terapêuticos que são frequentemente complexos".

Já em março de 2020 foi alargada a todo o país e, em cinco semanas, a linha recebeu mais de 100 telefonemas e apoiou 68 pessoas. De realçar que a maioria dos utilizadores desta linha de apoio (61.5%) tem acompanhamento habitual nas consultas de Diabetes do CHMT. Os restantes 38.5% dos contactos chegaram de vários pontos do país, desde Vila Praia de Âncora a Tavira e até de França.

Detalha a instituição de saúde que cerca de 22% dos contactos tinham como objetivo "obter esclarecimentos sobre a Covid 19, nomeadamente em relação ao cumprimento das atividades laborais, medidas de proteção e isolamento social". Cristina Gonçalves, coordenadora da Unidade de Diabetes e Obesidade, salienta que, “mais que os números, é importante destacar que a linha telefónica permitiu esclarecer e tranquilizar doentes, evitar deslocações desnecessárias a Centros de Saúde e Hospitais para obtenção de receituário, avaliação de desvios do controlo metabólico e ajustes de medicação”.

Cristina Gonçalves aproveita a oportunidade para relatar uma situação "especialmente gratificante". A coordenadora refere-se a um utente de 82 anos, de Vila de Rei, que se enganou na toma da medicação. Com efeito, teve uma "redução muito acentuada dos valores da glicemia e que justificaria o recurso ao Serviço de Urgência. Foi possível, mantendo contacto telefónico horário com a cuidadora, resolver a situação sem que o doente abandonasse o conforto e a segurança do seu domicílio”.

O Estado de Emergência chegou ao fim, mas, como lembra o CHMT, "não se inicia a vida normal. Para permitir à pessoa com Diabetes viver 'Sem Dúvidas', a linha de apoio continua disponível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório