Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara da Feira transfere quatro infetados que estavam em lar ilegal

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira transferiu hoje quatro utentes de um lar ilegal infetados com o novo coronavírus para a instituição de solidariedade social Casa Ozanam, revelou a autarquia local.

Câmara da Feira transfere quatro infetados que estavam em lar ilegal
Notícias ao Minuto

12:36 - 05/05/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo revelou à Lusa fonte camarária desse município do distrito de Aveiro, em causa estão pessoas na faixa etária dos 40 aos 80 anos, sendo que a mais jovem estava confiada ao lar clandestino por motivo de deficiência.

"Não se pode dizer que seja propriamente um lar, mas era uma casa [da freguesia] de Lobão cuja proprietária tomava conta de quatro pessoas e tinha nisso a sua forma de subsistência, apesar de o espaço não estar reconhecido pela Segurança Social", disse a fonte da Câmara, acrescentando que esta operação contou com o apoio da GNR.

Esse espaço residencial foi identificado há algumas semanas pela Rede Social de Santa Maria da Feira, que, mesmo "depois de ter denunciado o caso à Segurança Social", incluiu o referido espaço no circuito municipal de testes para despiste do vírus SARS-CoV-2, vindo a detetar que o diagnóstico era positivo para as quatro pessoas confiadas à casa.

"Esta manhã a Câmara foi lá buscar esses utentes, levou a GNR porque a proprietária não os queria deixar sair e transferiu-os para a Casa Ozanam, onde ficarão até a Segurança Social lhes arranjar alojamento num espaço legal e apropriado", especificou a fonte.

Situada em São João de Ver, a Casa Ozanam é uma das instituições do concelho que a autarquia já adaptara para acolhimento de cidadãos sem condições para garantir o seu próprio isolamento profilático, para o que aí foram instaladas 35 camas.

Já quanto ao lar na freguesia de Lobão, foi alvo de uma participação ao Ministério Público, que oportunamente deverá definir qual o procedimento criminal em causa.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais mais de 250.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de um milhão foram já dados como recuperados.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava 1.063 óbitos entre 25.524 infeções confirmadas. Desses doentes, 813 estão internados em hospitais, 1.712 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

No caso específico de Santa Maria da Feira, a DGS registava hoje de manhã nesse território de 213,4 quilómetros quadrados e cerca de 139.000 habitantes um total de 416 casos de infeção por SARS-CoV-2.

Esta nova fase nacional de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório