Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Nova retoma aulas presenciais na 2.ª feira com obrigatoriedade de máscara

As aulas presenciais na Universidade Nova de Lisboa (UNL) vão ser retomadas na segunda-feira com o uso obrigatório de máscara e com o cumprimento de todas as regras de segurança, assegurou hoje o reitor daquele estabelecimento.

Nova retoma aulas presenciais na 2.ª feira com obrigatoriedade de máscara
Notícias ao Minuto

19:24 - 01/05/20 por Lusa

País UNL

Numa mensagem publicada no 'site' da UNL, João Sàágua refere que, "dado o fim do estado de emergência, determinado pelo Presidente da República", o estabelecimento vai proceder "ao levantamento faseado e seguro das restrições" até agora impostas.

O responsável explica que para o efeito a UNL estabeleceu um plano que prevê, entre outras medidas, o uso obrigatório de máscara, que serão disponibilizadas gratuitamente até ao final do semestre, e o distanciamento social em todas as situações presenciais.

No entanto, ressalva João Sàágua, a UNL irá continuar a "dar preferência ao ensino à distância e ao teletrabalho, sempre que possível".

"Estou certo de que neste regresso saberemos lidar e vencer os nossos três inimigos principais: o medo, o desânimo e o descuido. A entreajuda, o espírito de serviço público e a nossa própria determinação individual são, mais do que nunca, essenciais", sublinha o reitor.

O plano da UNL vigorará entre segunda-feira e o dia 31 de agosto, "sendo permanentemente avaliado", através de uma comissão de acompanhamento.

"A Nova irá abrir ao máximo as atividades presenciais necessárias, comprometendo ao mínimo a segurança de todos", conclui.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o plano de transição de Portugal do estado de emergência, que cessa hoje, para o estado de calamidade e que prevê a reabertura da atividade económica e social.

Nesse plano, está previsto retomar as aulas presenciais para 11.º e 12.º anos nas disciplinas essenciais para o acesso ao ensino superior e abertura de creches em 18 de maio.

Portugal contabiliza 1.007 mortos associados à covid-19 em 25.351 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 18 mortos (+1,8%) e mais 306 casos de infeção (+1,2%).

Das pessoas infetadas, 892 estão hospitalizadas, das quais 154 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.519 para 1.647.

Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a passagem para situação de calamidade, a partir das 00:00 de 03 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório