Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

O isolamento está a pôr a família de cabelos em pé? Siga estes conselhos

Manual aborda vários temas, desde o stress e a ansiedade causado pelo confinamento nos mais jovens, passando pelas regras e limites que devem ser impostos para melhor lidar com a atual circunstância.

O isolamento está a pôr a família de cabelos em pé? Siga estes conselhos
Notícias ao Minuto

23:10 - 20/04/20 por Melissa Lopes

País Pandemia

Considerando que neste momento crítico "é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito" e tendo em conta que as crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento e que isso afecta a sua estabilidade, confiança e segurança, a Direção-Geral de Saúde defende que "a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais". 

Nesse sentido, pais, mães e cuidadores/as "devem estar atentas/os e adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens"

Com isso em mente, a DGS publicou um manual para ajudar as famílias a lidarem com o isolamento e com as adversidades que os mais jovens enfrentam neste contexto. 

No documento, a autoridade de saúde  vinca que "é fundamental a organização de uma rotina diária que responda às necessidades de todos/as e que equilibrem momentos de trabalho e de lazer, de interação e autonomia". Todavia, o isolamento pode também criar momentos de tensão e de conflito que é preciso gerir. 

Neste fase em especial, sublinha a DGS, devemos estar atentos/as para a adequada gestão destas situações, demonstrando sensibilidade para com o estado emocional do outro. Os pais que estão em teletrabalho têm, ainda, de aceitar que não conseguirão trabalhar o número de horas que trabalhariam numa situação normal. "A chave está na forma como organizarem os momentos do dia", sugere. 

Em suma, "famílias saudáveis respeitam as decisões e o espaço individual de cada um, conversam entre si e desfrutam de momentos de partilha", defende a DGS

No manual, a autoridade de saúde dá ainda conselhos sobre como lidar com as emoções, com o stress Covid-19 ou como lidar, eventualmente, com a separação dos pais. 

Outros tópicos abordados no manual é a rotina, os limites e regras que devem ser impostos e a segurança online. 

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas com covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, cujo relatório diário aponta hoje 1.060 casos confirmados no concelho de Vila Nova de Gaia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório