Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Linha SNS24: Mais de 15 mil chamadas diárias e espera inferior a 1 minuto

A linha SNS24 está a dar resposta a 99% das mais de 15 mil chamadas diárias recebidas e com tempos de espera de um minuto, adiantou hoje a secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira.

Linha SNS24: Mais de 15 mil chamadas diárias e espera inferior a 1 minuto
Notícias ao Minuto

14:18 - 10/04/20 por Lusa

País Covid-19

"Hoje temos 99% dos atendimentos em mais de 15 mil chamadas diárias, com um tempo médio de espera inferior a 1 minuto, cerca de 59 segundos", disse a governante, na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Jamila Madeira referiu-se ainda à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito da pandemia, sublinhando que a realização de testes diária.

"O SNS foi capaz de alargar substancialmente a rede e reforçar a capacidade laboratorial de realização de testes, superando os nove mil testes diários e sempre com fiabilidade e credibilidade indispensáveis à eficácia desta resposta. Sempre, e isso é muito importante sublinhar, com a parceria do setor privado, universidades e setor científico", disse.

Portugal regista hoje 435 mortos associados à covid-19, mais 26 do que na quinta-feira, e 15.472 infetados (mais 1.516), indica o boletim epidemiológico da DGS, que revela um aumento de 26 mortos (mais 6,4%)

De acordo com os dados disponibilizados pela DGS, há 15.472 casos confirmados, mais 1.516, o que representa um aumento de 10,9% face a quinta-feira e o maior aumento diário no total de casos confirmados.

"O que os dados de hoje nos dizem é que temos que continuar, é um esforço coletivo e não podemos abrandar nem levantar a guarda", disse Jamila Madeira.

A secretária de Estado da Saúde reconheceu que o confinamento imposto no período da Páscoa "é particularmente duro" e que será "certamente difícil" para as famílias não se reunirem nesta data, mas frisou que "vai valer a pena" e que não respeitar o isolamento "pode colocar em causa todo o caminho feito até aqui".

Jamila Madeira deixou um agradecimento a todos os profissionais de saúde do SNS, mas também a empresas, instituições, academia e pessoas individualmente, a quem reconheceu uma "onda socialmente responsável e empreendedora de todos os que "sentindo-se convocados para esta batalha têm dado o melhor de si, têm dito presente".

Referiu ainda um processo de aprendizagem diário de trabalho em rede no SNS e uma capacidade de adaptação à realidade e de partilha de recursos.

"Estas dinâmicas têm sido ganhas neste contexto da pandemia. Estamos portanto a transformar para sempre e melhor o nosso SNS", disse.

"Muito ainda há a fazer e seguramente sabemos que podemos melhorar. Aqui estamos, todos os dias, para responder por tudo e esclarecer com toda a informação disponível. Enquanto país temos sido capazes de antecipar, agir e reagir respondendo e enfrentando os desafios que se encontram e que foram sendo colocados. Neste período não podemos portanto perder a perspetiva do que já foi possível fazer, com o empenho de tanta gente", afirmou ainda Jamila Madeira.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado no dia 02 de abril na Assembleia da República.

pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório