Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Homicidas e pedófilos não têm direito a indulto"

Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site da Presidência, esclareceu quem vai ter direito a indulto especial.

"Homicidas e pedófilos não têm direito a indulto"
Notícias ao Minuto

12:14 - 10/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu, nesta sexta-feira, numa nota publicada no site da Presidência, quem terá direito a indulto especial, frisando que "homicidas e pedófilos" não estão contemplados nesta lista.

"Contrariamente a notícias falsas difundidas, a possibilidade de indulto especial previsto na Lei da Assembleia da República aprovada esta quarta-feira, não se aplica a homicidas e pedófilos", sendo que este comunicado acrescenta ainda, de forma detalhada, outros crimes não contemplados.

"Não se aplica a condenados por crime de violência doméstica e de maus tratos, ofensa à integridade física grave ou qualificada, roubo com violência, crime contra a identidade cultural e integridade pessoal, crime de incêndio, nomeadamente incêndio florestal, tráfico de droga, associação criminosa, branqueamento de capitais, corrupção passiva ou ativa", pode ler-se.

Esta nota é publicada um dia depois do Chefe de Estado ter promulgado a lei do Governo que cria um regime excecional de perdão de penas devido à Covid-19.  Uma proposta do executivo que foi aprovada na quinta-feira em votação final global com votos contra de PSDCDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega.

Recorde-se que ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, estimou que o diploma possa significar a libertação de 1.700 a 2.000 presos.

Portugal tinha, esta quinta-feira, 13.956 infetados pelo novo coronavírus (mais 815 que no dia anterior, um aumento de 6,2%) e um total de 409 vítimas mortais (mais 29 mortes, um aumento de 7,6%), de acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde. O número de casos recuperados cifrava-se nos 205. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório