Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Morreu a subdiretora-geral da Saúde, vítima de doença prolongada

A notícia da morte de Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, foi partilhada pela Direção-Geral da Saúde.

Morreu a subdiretora-geral da Saúde, vítima de doença prolongada
Notícias ao Minuto

08:46 - 07/04/20 por Filipa Matias Pereira

País DGS

A subdiretora-geral da Saúde, Catarina Sena, morreu esta segunda-feira, aos 47 anos, vítima de doença prolongada. A responsável ocupava o cargo desde fevereiro de 2008, depois de quatro anos como adjunta do então ministro da Saúde, António Correia de Campos.

Numa nota partilhada no site institucional da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas deixou uma nota emotiva, na qual, para além de lamentar a morte de Catarina Sena, exaltou as suas qualidades enquanto profissional "de excelência" nas "múltiplas e ricas funções que desempenhou". 

Era, como a definiu a diretora-geral da Saúde, "verdadeiramente extraordinária na inteligência rápida e certeira, pensava bem e agia bem". Catarina era "a ação e a energia, a resistência e a luta, qualidades, aliás, que se viam na passada larga, na impaciência criativa, no pensamento, nos cálculos, na escrita, nos projetos, nos planos e nos empreendimentos. Era uma força na nossa casa". 

Antes de exercer funções como subdiretora-geral da DGS, Catarina Sena foi adjunta do ministro da Saúde, entre março de 2005 e janeiro de 2008. Foi ainda assessora do diretor-geral e Alto-Comissário da Saúde, na Direcção-Geral da Saúde, integrando o grupo técnico de elaboração do Plano Nacional de Saúde, 2003 a 2005. 

Do seu percurso profissional destaca-se ainda o facto de ter sido administradora hospitalar, no Sub-Grupo Hospitalar Capuchos/Desterro, responsável pelas áreas de Sistemas de Informação e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, e de ter sido administradora hospitalar no Hospital de Curry Cabral, onde foi responsável pelas áreas de Planeamento e Controlo de Gestão e Serviço de Gestão de Doentes, entre 1999 e 2001.

Notícias ao MinutoCatarina Sena morreu esta segunda-feira © Reprodução | DGS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório