Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Liga dos Bombeiros lamenta atraso na entrega de equipamentos de segurança

 O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses avançou hoje existirem 60 profissionais infetados e mais de 200 em quarentena devido à covid-19, lamentando ainda não terem chegado os equipamentos de segurança prometidos pelo Governo.

Liga dos Bombeiros lamenta atraso na entrega de equipamentos de segurança
Notícias ao Minuto

13:02 - 04/04/20 por Lusa

País Covid-19

"Não podem estar desguarnecidos, tem de haver também uma luz verde para os bombeiros fazerem os testes", disse Jaime Marta Soares em declarações à Lusa, avançando que, até ao momento, existem já "60 bombeiros infetados e mais de 200 em quarentena".

Jaime Marta Soares alertou ainda para o facto de não saber se o seguro dos bombeiros contempla os que ficarem infetados com a covid-19, avançando não ter encontrado "ainda um despacho em que estas questões estejam salvaguardadas".

Reportando-se à reunião que teve com o ministro da Administração Interna (MAI) na sexta-feira, Marta Soares afirmou que a mesma decorreu com o devido "respeito institucional", mas que foram deixados "vários alertas de situações que agora os bombeiros atravessam".

"Precisamos de equipamento altamente seguro, para salvar e também para nos salvarmos. Não temos, ainda não foi distribuído pelo MAI", frisou.

O responsável lembrou também que "há mais de dois meses e meio" questionou se não era necessário os bombeiros terem "uma formação específica ou que tipo de equipamento iam ter", e nunca obteve resposta.

"Voltámos a falar disso com o ministro já que se agudizou ainda mais a nossa intervenção no terreno por solicitações do Ministério da Saúde que já viu que sem os bombeiros não consegue chegar a parte nenhuma", explicou.

O responsável adiantou que "apesar de não ter dinheiro", vai recorrer ao fundo de proteção social do bombeiro, para comprar equipamentos, nomeadamente, "cerca de 4.500 fatos laváveis, nove mil máscaras e 10 mil máscaras cirúrgicas", avançando que tiveram uma oferta de 10 mil viseiras por parte de uma instituição.

Marta Soares recordou também que há associações humanitárias de bombeiros que estão a caminhar para a falência técnica e também para insolvência tendo em conta que ficaram limitados a transportar hemodialisados e doentes oncológicos, tendo havido uma quebra de 80% no transporte.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses alertou ainda para o facto de "o pico do covid-19 poder encontrar-se com o pico do início dos incêndios florestais", lamentando não haver equipas de grupos integrados que possam estar preparados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, terá surgido num mercado de animais vivos na China e já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram acima de 57 mil.

Em Portugal, segundo dados de sexta-feira, já morreram 246 pessoas e há 9.886 casos de infeções confirmadas.

RCP // JNM

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório