Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Terminou operação de repatriamento de passageiros de cruzeiro em Lisboa

A operação para o repatriamento de todos os passageiros que se encontravam a bordo do navio de cruzeiro MSC Fantasia, no porto de Lisboa, terminou na quarta-feira, anunciou hoje o Governo.

Terminou operação de repatriamento de passageiros de cruzeiro em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:11 - 02/04/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI), adianta que a operação terminou na quarta-feira com o desembarque dos últimos cinco passageiros de nacionalidade colombiana que deram entrada em Portugal mediante concessão de visto especial por razões humanitárias.

"Estes passageiros ficarão em confinamento obrigatório", é referido.

O MAI adianta que os últimos passageiros a sair de Portugal foram nove argentinos.

De acordo com a nota, cerca de 500 tripulantes regressarão aos seus países esta semana.

O cruzeiro MSC Fantasia, proveniente do Brasil, acostou a 22 de março no porto de Lisboa com 1.338 passageiros a bordo, maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália.

A bordo encontravam-se 27 cidadãos portugueses e oito cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

Os restantes passageiros estavam distribuídos em 38 nacionalidades.

A operação "Fantasia", que decorreu em articulação com diversas embaixadas dos vários países, envolveu a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a PSP, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Direção-Geral da Saúde, a Polícia Marítima, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a ANA - Aeroportos de Portugal.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 46 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 176.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório