Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Número de doentes com AVC no S. João tem caído "muito". Médico faz alerta

O número de doentes com AVC tem diminuído no Hospital de São João e uma das explicações pode ser a hesitação em telefonar para o 112 devido à pandemia de Covid-19, alerta o eurodeputado socialista e médico Manuel Pizarro.

Número de doentes com AVC no S. João tem caído "muito". Médico faz alerta
Notícias ao Minuto

09:08 - 02/04/20 por Melissa Lopes

País Pandemia

No Hospital de S. João e, em geral, em todos os hospitais, tem descido muito o número de doentes com AVC [Acidente Vascular Cerebral], alerta Manuel Pizarro recorrendo ao Facebook, onde deixa um alerta. 

O médico adianta que tal está a acontecer, provavelmente, "porque os doentes ou as suas famílias hesitam em telefonar para o 112 (a medida mais indicada) e mesmo em aparecer diretamente no hospital" por medo da infeção Covid-19. 

"É fundamental esclarecer que o hospital é um lugar seguro e que quanto mais cedo o doente lá chegar depois do início dos sintomas maior é a probabilidade de recuperação plena", lembra, assinando também que para que o doente possa fazer o tratamento de revascularização, que aumenta muito a recuperação, "tem que chegar rapidamente ao hospital". 

Assim, quem ligar para o 112 "será encaminhado com rapidez e segurança", garante, lembrando os três principais sinais de alerta de AVC"São os chamados 3 F:- subitamente ter dificuldade em Falar - ficar com desvio da Face (“boca ao lado”) - ou com falta de Força num braço".

"Ajudem a passar a palavra aos familiares e amigos. Não podemos abrandar na luta contra a pandemia, mas não podemos distrair-nos de combater também as outras doenças", apela o clínico especialista em medicina interna que regressou agora ao São João como voluntário. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório