Um homem de 40 anos de idade foi identificado e detido pela Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, por fortes indícios da prática de crimes de violação, na forma tentada, e importunação sexual consumada. Os factos ocorreram na passada segunda-feira, dia 30 de abril, de manhã, no distrito de Lisboa.
A vítima, uma mulher de 31 anos, foi abordada na via pública quando se dirigia para o seu local de trabalho, explica a autoridade num comunicado enviado às redações.
Foi manietada e agredida pelo homem, "com o propósito de consumar a violação", o que não se verificou "devido ao aparecimento de uma viatura, facto que assustou o autor e o levou a pôr-se em fuga".
A mulher ficou com ferimentos ligeiros.
De acordo com a mesma nota, o agora detido "já cumpriu uma pena pela prática de crime de idêntica natureza". Vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
A Polícia Judiciária afirma ainda que prosseguirá a investigação, na qual apurará, "segundo outros indícios conhecidos, o eventual envolvimento do detido em atos criminosos semelhantes".