Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Proença-a-Nova testa profissionais de IPSS, bombeiros, GNR e idosos

A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, começou hoje a realizar testes rápidos de despiste à covid-19 junto de profissionais que estão em contacto com grupos de risco.

Proença-a-Nova testa profissionais de IPSS, bombeiros, GNR e idosos
Notícias ao Minuto

16:52 - 30/03/20 por Lusa

País Coronavírus

"O objetivo é dar uma resposta célere ao despiste do surto, principalmente junto de quem tem a responsabilidade de cuidar dos outros", refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

Para já, estão a ser testados os profissionais que estão na primeira linha de contacto com os grupos de risco e na assistência e segurança à população, nomeadamente funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade social (IPSS) do concelho e os utentes caracterizados como prioritários pelo corpo técnico.

Também os bombeiros, a GNR, os colaboradores do município que garantem os serviços básicos de higiene e segurança pública e que apoiam a rede de solidariedade do concelho em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, e pessoas que apresentem sintomas associados à covid-19, serão testados.

"Estes testes rápidos permitem a deteção de anticorpos IgG e IgM de sensibilidade de 92% quando comparada com testes de PCR, testes marcação CE devidamente registados no INFARMED", lê-se na nota.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório