Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ovar prepara alternativas para eventual evacuação de lares de idosos

A Câmara de Ovar revelou na sexta-feira estar a preparar espaços alternativos para a eventualidade de utentes e funcionários de lares de idosos terem de ser transferidos para locais mais seguros devido à pandemia de covid-19.

Ovar prepara alternativas para eventual evacuação de lares de idosos
Notícias ao Minuto

05:48 - 28/03/20 por Lusa

País Covid-19

O plano de evacuação está a ser definido pelo Gabinete de Crise do município do distrito de Aveiro e surgiu na sequência de mais três óbitos locais causados pelo novo coronavírus, entre os quais o de uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

Considerando que nesse equipamento social residem e trabalham "mais de 100 pessoas", o presidente da câmara municipal, Salvador Malheiro, admitiu preocupação quanto aos elevados riscos de contaminação entre a comunidade sénior, que é o principal grupo de risco em cenário de contágio pela covid-19.

"Perante tudo isto, foram vários os elementos [do Gabinete de Crise da autarquia] que se reuniram com a Santa Casa, no sentido de já podermos sujeitar a testes toda a sua população e estabelecer um plano concreto, muito pragmático, para evacuar, se necessário, todos aqueles espaços", disse Salvador Malheiro.

Essa medida preventiva visa assegurar que, em caso de contágio, tanto os utentes desse lar como os de outros espaços sociais congéneres possam ser transferidos para locais com menor risco de infeção e mais garantia de distanciamento social.

"O certo é que temos mais lares e mais zonas de recolhimento de seniores [no concelho]. Daí a nossa equipa estar a trabalhar para, caso aconteça uma fatalidade como esta ou apenas uma infeção, termos de imediato um plano de ação para poder intervir", adiantou o autarca.

Na sexta-feira as equipas médicas de Ovar realizaram 100 testes de diagnóstico a suspeitos de infeção pela covid-19. A previsão do autarca para hoje é de 130 análises e, para domingo, de 150.

Os casos confirmados de infeção são já 148 entre uma população com cerca de 55.400 habitantes, distribuídos por 148 quilómetros quadrados.

O trabalho de rastreio a realizar hoje ao longo do dia será "muito direcionado para os utentes e funcionários da Santa Casa", mas Salvador Malheiro propõe-se manter o ritmo de diagnóstico nos dias seguintes.

"Queremos continuar com esta capacidade de realização de testes porque já percebemos que é por aí que podemos controlar esta pandemia dentro do concelho", considerou.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro na China e já infetou mais de 572.000 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 26.500 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde indicou na sexta-feira que o surto de covid-19 já provocou 76 mortes e 4.268 infetados.

Dada a evolução da pandemia, o Governo declarou o estado de calamidade pública em Ovar em 17 de março, sendo que todo o país se encontra desde o dia 19 em estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório