Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Covid-19: Câmara de Serpa cria rede para apoiar idosos e doentes

A Câmara de Serpa, no Alentejo, criou uma rede de apoio para responder a necessidades de idosos e doentes crónicos em isolamento social, devido à pandemia de covid-19, como acesso a alimentos e medicamentos, foi hoje anunciado.

Covid-19: Câmara de Serpa cria rede para apoiar idosos e doentes

A rede, criada em articulação com as juntas e uniões de freguesia do concelho, visa apoiar "quem mais precisa", nomeadamente pessoas com 65 ou mais anos, doenças crónicas ou autoimunes ou dificuldades de locomoção ou que estejam impedidas de sair de casa por ordem médica, explica o município, do distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.

A autarquia refere que a rede foi criada na sequência da declaração de estado de emergência em Portugal e à recomendação de isolamento social da população, ficando em casa, devido à pandemia de covid-19.

A rede visa responder às necessidades mais imediatas dos beneficiários, como o acesso a alimentos e medicamentos, comprando-os e depois entregando-os em casa, explica.

Para tal, o município criou uma linha para os beneficiários poderem esclarecer dúvidas, pedir informações e apoio de acordo com as suas necessidades.

A linha funciona através dos números de telefone 284540195 e 961175331, todos os dias, entre as 10:00 e as 17:00.

O município apela aos beneficiários para se protegerem, ficarem em casa e ligarem para a linha se necessitarem de apoio.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório