Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Criada plataforma para ajudar o SNS e "quem está na linha da frente"

Desde a sistematização de falta de material por unidade de saúde até à identificação de como a população pode ajudar os profissionais que combatem a Covid-19 no nosso país, esta nova plataforma irá ainda divulgar campanhas de recolha de donativos.

Criada plataforma para ajudar o SNS e "quem está na linha da frente"
Notícias ao Minuto

15:37 - 24/03/20 por Mafalda Tello Silva

País Covid-19

Foi lançada, à meia noite desta segunda-feira, uma plataforma com um objetivo muito simples: "Proteger quem está na linha da frente" e ajudar "o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a ficar um passo à frente do coronavírus".

‘Portugal, um passo à frente do Coronavírus é um movimento informal da sociedade civil liderado pelo médico, e vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, Ricardo Baptista Leite com o propósito único de organizar quem quiser contribuir para o combate da Covid-19 no nosso país.

Este site servirá para "sistematizar faltas e fazer chegar equipamentos de proteção a médicos, bombeiros, enfermeiros, e a todos os profissionais empenhados no combate à pandemia".

Assim, os profissionais que se encontram na primeira linha da luta contra o coronavírus vão poder "identificar de forma rápida o material que falta em cada estabelecimento de saúde", permitindo que os profissionais "tenham todas as condições para se protegerem e para continuarem a salvar vidas".

"Desta forma, e em tempo real, dar-se-á conhecimento às entidades competentes, como a Direção-Geral de Saúde, mas também a fornecedores, qual o material em falta, permitindo uma melhor gestão e resposta do esforço logístico e financeiro", pode ler-se num comunicado enviado pelo próprio movimento. 

Para além do material em falta, esta plataforma também pretende identificar outras necessidades dos profissionais de saúde, para que quem quiser ajudar possa saber no que pode fazer a diferença, como oferecer alojamento para os profissionais cumprirem o isolamento profilático ou mesmo recolhendo compras para os mesmos. 

O site irá igualmente promover campanhas da SIC Esperança, assim como da Direção-Geral da Saúde, para recolha de donativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório