Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Lar de Leiria aplica quarentena interna para proteger idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria aplicou uma quarentena profilática no lar Nossa Senhora da Encarnação, mantendo funcionários e utentes dentro da instituição, como medida de proteção dos idosos.

Lar de Leiria aplica quarentena interna para proteger idosos
Notícias ao Minuto

20:35 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Não ficaríamos bem com a nossa consciência se não fizéssemos tudo o que está ao nosso alcance para diminuir ao máximo o risco. Estamos a falar de um grupo que não é de risco, mas de altíssimo risco", revelou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, Carlos Poço.

O responsável explicou que "um grupo de funcionários fica sete dias na instituição, enquanto o outro ficará em casa em quarentena profilática, mas não pode mesmo sair de casa".

"Os funcionários assinaram um termo de responsabilidade. Só assim poderemos proteger uma população de muito alto risco", reforçou Carlos Poço.

Segundo o provedor, durante sete dias, 45 funcionários ficarão a viver no lar com os 105 utentes.

"Estamos debaixo de um estado de emergência e a enfrentar uma situação que é de vida ou de morte."

Este plano de quarentena profilático, que está integrado no plano de contingência do lar, vai obrigar a que os funcionários trabalhem diariamente os 7 dias da semana. Depois descansarão os outros sete, quando o outro grupo os substituir.

A nova equipa só dará entrada nas instalações após resultado negativo à covid-19.

"Esta medida vai funcionar o tempo que for necessário", avisou o provedor.

Admitindo que esta "não é uma situação agradável para ninguém", Carlos Poço referiu que a maioria dos funcionários é sensível a estas questões e aceitou o desafio.

"Tivemos a colaboração do Seminário, que nos cedeu algumas camas. Tentámos dar as mínimos condições. Sabemos que não têm todo o conforto, mas este é um tempo difícil, em que todos temos de colaborar. Estamos mesmo a falar de casos de vida ou de morte", insistiu o provedor.

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria está também a estudar medidas mais restritivas para adotar na Residencial XXI.

Numa nota de imprensa, a instituição refere que, desde as 07:00 de hoje que estão em quarentena profilática dentro do Lar Nossa Senhora da Encarnação ajudantes de lar, enfermeiros, diretor técnico, operacionais de lavandaria, copa e limpeza.

"Inovámos na antecipação destas medidas, pela consciência e sensibilidade que temos sobre a necessidade imediata de agir, face à calamidade que está a ocorrer em outras estruturas residenciais para pessoas idosas. Trata-se de uma população de extrema vulnerabilidade", refere ainda a nota de imprensa.

A mesma nota acrescenta que esta medida é adotada para "salvar vidas humanas".

"A prioridade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria é proteger a 100% a saúde e a vida dos seus utentes", lê-se na nota.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório