Meteorologia

  • 04 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

GNR circula no município de Penalva do Castelo com avisos sonoros

Militares da GNR começaram hoje a percorrer as freguesias do concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, com avisos sonoros para alertar a população para cuidados a ter com a pandemia da covid-19.

GNR circula no município de Penalva do Castelo com avisos sonoros
Notícias ao Minuto

15:50 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Temos vindo a assistir à chegada de cidadãos do estrangeiro e de outros pontos do país ao nosso concelho. Nesta sequência, o município de Penalva do Castelo, em parceria com a GNR, avançou com uma campanha de sensibilização à população. Vão circular viaturas da GNR pelas várias aldeias do concelho a transmitir uma mensagem sonora e a abordar os cidadãos", lê-se.

O documento emitido pela Junta de Freguesia de Pindo, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, justifica que o objetivo desta campanha "é para o cumprimento das novas obrigações impostas por lei".

Entre as obrigações está a "permanência em casa para quem está em isolamento profilático, em quarentena", para quem "acabou de chegar do estrangeiro ou é proveniente de qualquer zona já contaminada".

"Quem não cumprir, incorre em crime de desobediência! Informe as autoridades se tiver conhecimento de quem não está a cumprir o isolamento", apela a Junta de Freguesia de Pindo numa página do Facebook que promove iniciativas do município.

A mesma página desta rede social tem também comunicados semelhantes de outras juntas de freguesia do concelho, com dois pontos em comum: a "obrigatoriedade da quarentena na sua habitação" por parte dos emigrantes e outros cidadãos em mobilidade nacional, e o apelo à denúncia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório