Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Profissional do INEM infetado "está em casa a ser vigiado"

O INEM é responsável pelo transporte especializado de casos suspeitos e realiza as colheitas de amostras biológicas ao domicílio.

Profissional do INEM infetado "está em casa a ser vigiado"
Notícias ao Minuto

15:14 - 13/03/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Um profissional do INEM está infetado com o novo coronavírus. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) teve conhecimento do caso esta sexta-feira.

Numa comunicação interna, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o INEM dá conta de que o profissional "encontra-se bem, em casa, a ser vigiado". O Instituto reforça que os trabalhadores que apresentem febre, tosse ou dificuldade respiratória devem abster-se de ir trabalhar, assim como as pessoas que estão em isolamento profilático voluntário não devem receber visitas.

No documento, o Conselho Diretivo do INEM vinca ainda que, na atividade diária exercida por todos os profissionais, "o 'risco' é a palavra de ordem e uma condição que sempre" os acompanha.

Este risco é acrescido num cenário de pandemia, já que o INEM está "diretamente envolvido no transporte especializado de casos suspeitos validados pela Direção-Geral da Saúde, assim como nas colheitas de amostras biológicas que são realizadas no domicílio de doentes suspeitos".

Apesar das precauções, "os profissionais do INEM têm sempre, nestas e em todas as outras missões, este fator de risco muito presente", pode ainda ler-se.

Em Portugal, de acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, há 112 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. Perante o cenário de pandemia, o Governo, através do ministro da Administração Interna, anunciou que foi ativado o estado de alerta até dia 9 de abril e o prazo poderá ser prorrogado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório