Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa esteve com doente do Covid-19 em São João. "Comunicámos por gestos"

O primeiro-ministro visitou, durante o início da tarde desta terça-feira, o Hospital de São João no Porto, onde se encontra um dos dois pacientes infetados pelo novo coronavírus em Portugal.

Costa esteve com doente do Covid-19 em São João. "Comunicámos por gestos"
Notícias ao Minuto

15:59 - 03/03/20 por Mafalda Tello Silva

País Covid-19

À saída do Hospital de São João, no Porto, António Costa revelou, em declarações aos jornalistas, que teve a possibilidade de estar, dentro das medidas de segurança, com um dos dois pacientes que já teve a confirmação de estar contaminado com Covid-19.

"Pareceu estar com um bom estado de saúde e comunicámos por gestos", contou o governante. 

Aos jornalistas, o primeiro-ministro explicou que se dirigiu ao estabelecimento de saúde do Porto, onde esteve durante cerca de uma hora e meia, para compreender "qual é a situação efetivamente existente, como é que tudo está preparado para receber eventuais necessidades de internamento ou de cuidados". 

Após ter falado com os responsáveis do hospital, médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, a resposta a estas perguntas foi bastante positiva, garantiu ainda o primeiro-ministro. 

"Fiquei confortado com as garantias que foram dadas da capacidade que o hospital tem de poder  gradualmente ir aumentando as áreas reservadas para quem tenha suspeita de estar contaminado com o novo coronavírus ou esteja, efetivamente, contaminado e possa ir escalando essa capacidade de acolhimento em função das necessidades", apontou. 

Ao lado do chefe do Governo, Fernando Araújo, diretor do Hospital de São João, também tomou a palavra para sublinhar que a capacidade do Hospital de São João "acaba por ser adaptável relativamente à procura" e que, neste momento, apesar de estar a ser executado "o plano de contingência" há a "capacidade de alargar as condições caso seja necessário, nos próximos dias".

"Neste momento, temos apenas quatro casos internados e a nossa capacidade é bem maior que esse número, portanto, estamos adaptados relativamente à procura e vamos incrementado essa capacidade de oferta em termos de doentes ou de casos suspeitos",  reforçou o responsável. 

Duas mil camas só reservadas só para casos de Covid-19

António Costa aproveitou ainda para acrescentar que "no país, há duas mil camas reservadas para poderem ser afetas, exclusivamenta, a pessoas que tenham risco ou que sejam portadoras do novo coronavírus".

"Dessas duas mil, temos ainda 300 para casos que necessitem de cuidados intensivos", concluiu o primeiro-ministro recordando que caso o cenário de contaminação do Covid-19 se agrave em Portugal, para além da reorganização e adaptação do Serviço Nacional de Saúde haverá uma fase em que "muitos dos doentes que hoje estão internados - numa fase em que estamos em contenção da epidemia - podem perfeitamente estar em isolamento na sua própria casa".

É de recordar que os dois casos de infeção por Covid-19 estão internados no Porto, um no Santo António, outro no São João. De acordo com o último balanço, os dois encontram-se estáveis. 

Leia Também: AO MINUTO: Para já, Marcelo mantém agenda. Vários eventos cancelados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório