Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Covid-19. Costa garante "mesmos direitos" para trabalhadores do privado

O primeiro-ministro visitou, esta segunda-feira, o Centro de Contacto do SNS24.

Covid-19. Costa garante "mesmos direitos" para trabalhadores do privado
Notícias ao Minuto

18:42 - 02/03/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Coronavírus

O primeiro-ministro António Costa garantiu, na tarde desta segunda-feira, que os funcionários do setor privado vão ter os "mesmos direitos" que os trabalhadores públicos, caso seja necessário restringir a circulação de pessoas em Portugal, na sequência do surto do novo coronavírus.

"Hoje à tarde o ministro da Economia tem uma reunião com as diferentes associações empresariais e a senhora ministra do Trabalho tem uma portaria que está pronta e que aguarda o final desta reunião para ser divulgada. O tratamento será igual para todos e aquilo que é garantido a todos os profissionais, seja do setor público, seja do setor privado, é que, em caso de ser necessário haver uma restrição da circulação e uma necessidade de se manter em casa, será acionado um mecanismo semelhante ao das baixas, de forma a que todos possam ter os seus direitos garantidos devidamente", garantiu o Chefe do Governo à margem de uma visita ao Centro de Contacto do SNS24.

Durante a visita, António Costa reforçou a confiança no SNS para dar resposta ao coronavírus e parabenizou o trabalha dos profissionais de saúde que trabalham na Linha Saúde-24.

"A linha de Saúde-24 tem estado a cumprir a sua missão. Ontem bateram mesmo o recorde de respostas que lhes foram solicitadas e hoje é provável que batam um novo recorde. Este tem sido um instrumento muito importante [...] porque entre as 7300 mil chamadas que ontem foram atendidas e o universo de casos que efetivamente suscitam uma sintomatologia que justifica a deslocação ao hospital e ou a verificação de análises há uma enorme distância. E, portanto, a forma mais segura que nós temos para evitar a generalização das situações de contaminação é mesmo ficarmos em casa, contactarmos a Linha de Saúde-24 e cumprir as instruções que os profissionais de saúde nos darão", explicou.

Recorde-se que o Governo já tinha anunciado que os funcionários públicos podem trabalhar a partir de casa ou ficar em isolamento profilático, sem perder o seu ordenado, caso seja necessário.

Esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou dois casos de Covid-19 em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório