Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PSP esclarece ocorrências durante cerimónias fúnebres em Lisboa

Polícia fez um comunicado sobre as duas ocorrências relacionadas com as cerimónias das vítimas da Segunda Circular.

PSP esclarece ocorrências durante cerimónias fúnebres em Lisboa
Notícias ao Minuto

21:22 - 26/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu, esta quarta-feira à noite, um comunicado sobre as ocorrências relacionadas com as cerimónias fúnebres das vítimas da Segunda Circular, em Lisboa.

A autoridade fala de duas situações distintas, sendo que a primeira ocorreu pelas 13h40: "Após notícia de que circulava um grupo de motociclistas em direção à Avenida Dom Pedro V, na Damaia, sem capacetes, o grupo foi abordado por polícias da Esquadra de Trânsito da Divisão Policial da Amadora", começa por explicar a PSP.

Durante esta ação, os agentes foram "cercados de forma hostil por mais motociclistas, que entretanto foram chegando", tendo sido empurrados. Tentaram ainda "impedir a fiscalização dos infratores, chegando até a tentar a agressão aos agentes".

"Perante o aumento da ameaça e de forma a restabelecer a ordem e manter a segurança dos polícias no local, em número manifestamente inferior aos desordeiros, foi necessário recorrer ao recurso passivo da arma de fogo, bem como à aproximação da viatura policial, como forma de dissuasão, tendo no entanto, havido continuadamente um aumento da hostilidade por parte dos intervenientes", sublinha a PSP na mesma nota.

Com a chegada de mais meios das forças de segurança ao local, o grupo dispersou. Contudo, "perante a ausência de condições de segurança não foi possível proceder à identificação de nenhum desordeiro."

Noutro caso, pelas 15h30, foi avançado por meios de comunicação a notícia de um grupo elevado de motociclistas que acompanhavam uma cerimónia fúnebre em direção ao Cemitério dos Prazeres, na Estrela, em Lisboa e "que efetuavam acelerações constantes e ruidosas, tendo dado entrada com os motociclos no referido cemitério, provocando elevado ruido e poluição".

"Tendo em conta o local" e o "decorrer do enterro", tentando "evitar exponenciar o conflito entre os intervenientes", os polícias monitorizaram a situação para que esta não "alterasse a ordem e tranquilidade". 

A PSP apurou a identidade de algumas matrículas e posteriormente agirá em conformidade com as infracções verificadas em ambas as situações, conclui o comunicado. 

De recordar que uma viatura ligeira se despistou cerca da 1h00 de sexta-feira, num acidente que causou a morte a três homens, únicos ocupantes do carro. O veículo capotou e embateu num poste de iluminação, que acabou por invadir as vias do sentido contrário (Benfica-Aeroporto), danificando um pórtico de painéis direcionais.

Já na sexta-feira o trânsito esteve parcialmente cortado para a retirada do pórtico informativo que ficou danificado aquando do acidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório