PSP esclarece ocorrências durante cerimónias fúnebres em Lisboa

Polícia fez um comunicado sobre as duas ocorrências relacionadas com as cerimónias das vítimas da Segunda Circular.

"Tenha vergonha e demita-se", dizem os polícias ao ministro

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
26/02/2020 21:22 ‧ 26/02/2020 por Notícias Ao Minuto

País

Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu, esta quarta-feira à noite, um comunicado sobre as ocorrências relacionadas com as cerimónias fúnebres das vítimas da Segunda Circular, em Lisboa.

A autoridade fala de duas situações distintas, sendo que a primeira ocorreu pelas 13h40: "Após notícia de que circulava um grupo de motociclistas em direção à Avenida Dom Pedro V, na Damaia, sem capacetes, o grupo foi abordado por polícias da Esquadra de Trânsito da Divisão Policial da Amadora", começa por explicar a PSP.

Durante esta ação, os agentes foram "cercados de forma hostil por mais motociclistas, que entretanto foram chegando", tendo sido empurrados. Tentaram ainda "impedir a fiscalização dos infratores, chegando até a tentar a agressão aos agentes".

"Perante o aumento da ameaça e de forma a restabelecer a ordem e manter a segurança dos polícias no local, em número manifestamente inferior aos desordeiros, foi necessário recorrer ao recurso passivo da arma de fogo, bem como à aproximação da viatura policial, como forma de dissuasão, tendo no entanto, havido continuadamente um aumento da hostilidade por parte dos intervenientes", sublinha a PSP na mesma nota.

Com a chegada de mais meios das forças de segurança ao local, o grupo dispersou. Contudo, "perante a ausência de condições de segurança não foi possível proceder à identificação de nenhum desordeiro."

Noutro caso, pelas 15h30, foi avançado por meios de comunicação a notícia de um grupo elevado de motociclistas que acompanhavam uma cerimónia fúnebre em direção ao Cemitério dos Prazeres, na Estrela, em Lisboa e "que efetuavam acelerações constantes e ruidosas, tendo dado entrada com os motociclos no referido cemitério, provocando elevado ruido e poluição".

"Tendo em conta o local" e o "decorrer do enterro", tentando "evitar exponenciar o conflito entre os intervenientes", os polícias monitorizaram a situação para que esta não "alterasse a ordem e tranquilidade". 

A PSP apurou a identidade de algumas matrículas e posteriormente agirá em conformidade com as infracções verificadas em ambas as situações, conclui o comunicado. 

De recordar que uma viatura ligeira se despistou cerca da 1h00 de sexta-feira, num acidente que causou a morte a três homens, únicos ocupantes do carro. O veículo capotou e embateu num poste de iluminação, que acabou por invadir as vias do sentido contrário (Benfica-Aeroporto), danificando um pórtico de painéis direcionais.

Já na sexta-feira o trânsito esteve parcialmente cortado para a retirada do pórtico informativo que ficou danificado aquando do acidente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas