Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Português infetado? PR diz que é preciso esperar por confirmação oficial

O Presidente da República alertou hoje para a necessidade de haver confirmação oficial de infeção por Covid-19 de um português que está no navio Diamond Princess, atracado no Japão, antes de decidir que medidas serão tomadas.

Português infetado? PR diz que é preciso esperar por confirmação oficial
Notícias ao Minuto

21:00 - 22/02/20 por Lusa

País Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou esperar que a confirmação oficial seja dada "daqui a uma hora ou hora e meia", mas sublinhou que "já houve casos em que deu positivo e era um falso positivo".

A mulher de um dos tripulantes do navio da empresa Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama (Japão), disse hoje à Lusa que o seu marido foi diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus.

O português, Adriano Maranhão, é, segundo a sua mulher, canalizador do navio e só foi testado há dois dias, tendo sido colocado numa cabine em isolamento há cerca de oito horas.

A comprovar-se o resultado positivo, este será o primeiro caso diagnosticado de um português com Covid-19.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que já falou com a mulher do tripulante que estará infetado e considerou-a "naturalmente ansiosa".

"Falei com a esposa, ainda antes de falar com os senhores ministros [dos Negócios Estrangeiros e da Saúde] e ela estava naturalmente ansiosa e preocupada, mas ainda não temos confirmação oficial", sublinhou.

Caso se confirme que o português está infetado com o coronavírus Covid-19, as medidas a tomar de imediato serão, segundo o Presidente, combinadas com as autoridades respetivas.

Segundo adiantou a mulher de Adriano Maranhão, Emmanuelle, o português "foi examinado pela primeira vez há dois dias", após "terem desembarcado os passageiros".

O cruzeiro, ancorado no porto de Yokohama, a sul de Tóquio, é o maior foco de Covid-19 fora da China continental, tendo registado mais de 600 infetados entre os passageiros, dois dos quais morreram.

Na quarta-feira, as autoridades japonesas deram início à operação de desembarque dos passageiros saudáveis, findo o período de quarentena do navio, iniciado em 03 de fevereiro, operação que terminou na sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório