Meteorologia

  • 06 ABRIL 2020
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

PSP investiga vídeo de jovem posto à força em frente a tubo de escape

Imagens começaram a circular esta quarta-feira nas redes sociais e já originaram algumas reações. PSP está a investigar a veracidade e o contexto em que o vídeo foi produzido.

PSP investiga vídeo de jovem posto à força em frente a tubo de escape

As autoridades estão a investigar a origem de um vídeo esta quarta-feira publicado online que mostra um jovem negro a ser alegadamente forçado a pôr a cara em frente a um tubo de escape, enquanto se ouve um dos envolvidos a chamar "Marega" à vítima. 

"Temos conhecimento do vídeo e estamos a investigar no sentido de saber em que contexto foi produzido", indicou a Direção Nacional da PSP em resposta ao Notícias ao Minuto.

Sublinhe-se que não é conhecida a origem ou o contexto das imagens, percebendo-se apenas que a matrícula visível durante a filmagem é portuguesa.

O vídeo surge numa altura em que o jogador maliano Moussa Marega se tornou notícia nacional e internacional depois de, no domingo passado, ter marcado posição em relação ao racismo de que foi alvo abandonando o jogo entre FC Porto e Vitória SC aos 71 minutos, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Algumas personalidades portuguesas já reagiram às imagens, incluindo dirigente da associação SOS Racismo. Apelando a que não se partilhe o vídeo, por constituir "atentado à dignidade" da vítima, Mamadou Ba repudia os atos que se podem testemunhar. "Independentemente das circunstâncias e da identidade dos criminosos, o caráter sádico e aviltante, com requintes de tortura, não pode ficar impune, sejam quem sejam os criminosos", escreveu, através do Facebook.

A Procuradoria-Geral da República confirmou na segunda-feira a abertura de um inquérito aos insultos de que foi alvo o jogador do FC Porto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório