"Este contrato interadministrativo com a administração central, para a comparticipação das obras de requalificação, vai permitir melhorar as condições de trabalho no posto da GNR, que se encontra atualmente em más condições de utilização", avançou hoje à agência Lusa a presidente do município bairradino, a independente Teresa Cardoso.
O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, preside à cerimónia de assinatura do Contrato de Cooperação, marcada para as 10:30, nos Paços do Concelho de Anadia.
Teresa Cardoso espera que as obras arranquem durante os meses de outono, após o cumprimento de todos os trâmites legais.
"Vamos abrir o concurso público na próxima reunião da Câmara", promete a autarca, lembrando que o quartel é sede do destacamento territorial da GNR para Anadia, Mealhada e Águeda.
Os "projetos arquitetónicos de especialidade" de requalificação e ampliação do edifício, que é propriedade municipal, foram custeados pela Câmara de Anadia, no âmbito do programa funcional estabelecido pela GNR, num valor superior a vinte mil euros.
O edifício, onde em tempos funcionou uma penitenciária e mais tarde um jardim-de-infância, apresenta sinais de degradação devido à passagem do tempo e à utilização intensiva.
Entre as obras e respetivo processo de acompanhamento e fiscalização, a Administração Central deverá investir pouco mais de um milhão de euros na requalificação deste Posto Territorial.