Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Governo da Madeira vai reforçar investimento no Serviço de Proteção Civil

O Governo Regional da Madeira investiu cerca de 20 milhões de euros no Serviço de Proteção Civil no último mandato (2015-2019) e vai manter uma política de reforço nos próximos quatros anos, afirmou hoje o chefe do executivo.

Governo da Madeira vai reforçar investimento no Serviço de Proteção Civil
Notícias ao Minuto

13:18 - 17/02/20 por Lusa

País Madeira

"Quero reiterar o compromisso do meu governo [agora de coligação PSD/CDS-PP] no sentido de reforçar e concretizar uma maior eficácia e eficiência da Proteção Civil", disse Miguel Albuquerque, vincando que, atualmente, a proteção civil é um conceito e uma realidade transversal a toda a sociedade.

O governante fez estas declarações na abertura do XIII Encontro Nacional de Riscos, que decorre até terça-feira, no Funchal, inserido no âmbito das comemorações do 38º aniversário do Serviço Regional de Proteção Civil, subordinado ao tema "Madeira Região Resiliente".

"Uma boa Proteção Civil exige milhões e milhões de investimento em equipamentos, exige milhões de euros no acompanhamento das inovações técnicas, exige investimentos colossais na formação do pessoal", declarou Miguel Albuquerque, sublinhando que o executivo e as autarquias do arquipélago têm "assumido esta obrigação".

O temporal de 20 de fevereiro de 2010, que provocou 51 mortos e prejuízos avaliados em cerca de 1.000 milhões de euros, motivou a reformulação dos procedimentos das entidades de socorro, concretizada no Plano de Resposta de Emergência da Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (PREPCRAM), do que resultou uma maior eficácia dos serviços.

"Estamos muito mais preparados do que há dez anos para intervir em situações de catástrofe e, sobretudo, para prevenir os danos", realçou Miguel Albuquerque, acentuando que, do ponto de vista da Proteção Civil, "a Madeira está muito mais resistente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório