Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Chuva está de volta este domingo e amanhã não melhora. Sul escapa

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva fraca para este domingo que se prolonga até amanhã. O sol tem regresso marcado para terça-feira.

Chuva está de volta este domingo e amanhã não melhora. Sul escapa
Notícias ao Minuto

09:17 - 16/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Tempo

Depois de um sábado com o sol a brilhar, as nuvens regressaram este domingo. O IPMA prevê para hoje períodos de chuva fraca no território continental, em especial no Douro Litoral. E como já é habitual, o Algarve e Baixo Alentejo vão continuar 'a seco', sendo as previsões de céu pouco nublado. 

De acordo com os meteorologistas, o vento vai soprar forte este domingo nas terras altas, com rajadas que podem chegar aos 70km/h. 

O IPMA assinala também para hoje uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro. As máximas vão oscilar entre os 21ºC em Faro, 18ºC em Lisboa e no Porto, e 12ºC na Guarda. As mínimas variam entre os 5ºC em Castelo Branco e em Bragança e os 13ºC em Viana do Castelo e no Porto.

Na segunda-feira, a chuva vai continuar no território continental (à exceção das zonas mais a Sul). Os meteorologistas esperam para as regiões do Norte e Centro "céu muito nublado", diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde. Pode contar com períodos de chuva, em especial no Minho e Douro Litoral, que deverão passar, gradualmente, a regime de aguaceiros fracos até ao final da manhã.  A Sul, o céu também se apresentará muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da tarde, sendo "pouco prováveis no Baixo Alentejo e Algarve". 

É ainda esperada na segunda-feira uma descida da temperatura mínima e uma pequena descida da temperatura máxima.

Na terça-feira, o sol vai começar a raiar em todo o território continental. 

E nos Açores e na Madeira?

Para este domingo, no arquipélago dos Açores - onde as temperaturas máximas variam entre os 16ºC e os 18ºC - está prevista chuva e aguaceiros em todos os grupos, à exceção do ocidental, onde o céu se encontrará encoberto. Na segunda-feira, não deverá chover no arquipélago, permanecendo apenas o céu nublado. 

Na Madeira, as máximas esperadas este domingo variam entre os 20ºC e os 21ºC. Apesar de o céu se apresentar muito nublado, não deverá chover no arquipélago madeirense. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório