Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Seca: Algarve precisa de soluções "que não se constroem instantaneamente"

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lembrou hoje que o Algarve ainda está em seca, apesar do inverno chuvoso no resto do país, o que vai exigir "soluções que não se constroem instantaneamente".

Seca: Algarve precisa de soluções "que não se constroem instantaneamente"
Notícias ao Minuto

15:41 - 27/01/20 por Lusa

País IPMA

Em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião que reúne 260 especialistas do clima em Faro, Miguel Miranda notou que o fenómeno, apesar de não ser novo, "é praticamente uma novidade" para o Algarve, "que ainda está numa situação de seca quase em fevereiro", contrariamente ao resto do país, mesmo o Alentejo.

"Começámos a ter situações para as quais, provavelmente, não estamos ainda totalmente preparados. Vai ser preciso por no terreno soluções que não se constroem instantaneamente", defendeu, sublinhando que é preciso "atuar com rapidez".

Apelando a que se mantenha "a calma" para enfrentar este fenómeno, cada vez mais frequente, pediu também que haja capacidade de organização para que o impacto da mudança de clima na vida das pessoas seja o mínimo possível.

"Todas as medidas vão ser necessárias para alimentar a população e fazer chegar a água a todas as atividades humanas que dela necessitam e vai haver, provavelmente, algum tipo de gestão mais rigorosa dos recursos hídricos nas regiões com menos água", referiu.

Miguel Miranda notou que o início de um novo ciclo de seca, já com uma deficiência de água à partida, pode trazer problemas acrescidos, o que vai exigir "um entendimento entre todos aqueles que são capazes de atuar".

De acordo com o geofísico, a mudança climática "é uma estatística" e o clima não vai mudar de um dia para o outro, contudo, "todos os modelos apontam para um aumento da seca nas latitudes em que Portugal se encontra", em particular, no Sul.

Durante a manhã, Miguel Miranda interveio na sessão de abertura de um evento organizado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organismo da ONU que reúne 250 especialistas mundiais em alterações climáticas.

Na reunião, que começou hoje na Universidade do Algarve, em Faro, e se prolonga por uma semana, os especialistas, de 60 países, vão preparar um relatório sobre os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas e nas atividades humanas.

Este é um dos três grupos de trabalho do IPCC, criado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, tendo a seu cargo a análise dos impactos, adaptação e vulnerabilidade às mudanças climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório