Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Novo posto da GNR contribui para afirmar Algarve como destino seguro

O novo posto da GNR em Almancil, em Loulé, vai contribuir para afirmar o Algarve como um destino seguro, proporcionando melhores condições de trabalho aos militares e também de atendimento ao público, disse hoje o ministro da Administração Interna.

Novo posto da GNR contribui para afirmar Algarve como destino seguro
Notícias ao Minuto

15:31 - 14/02/20 por Lusa

País Almancil

O novo posto de Almancil, hoje inaugurado, substitui as antigas instalações da GNR, que funcionavam num espaço exíguo no centro da vila, naquela que é uma das freguesias mais turísticas do Algarve (distrito de Faro) e que abrange zonas do segmento de luxo do turismo como a Quinta do Lago ou Vale do Lobo.

Segundo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que presidiu à cerimónia de inauguração do novo posto, Loulé é "um concelho especial", com uma "percentagem significativa de turistas".

O fator que diferencia o destino Algarve, acrescentou, é a "imagem de segurança".

O posto, que representou um investimento de 1,1 milhões de euros, vai oferecer melhores condições de trabalho e também de atendimento a uma população de mais de 10 mil habitantes, dispondo de um ginásio, balneários e uma sala de atendimento à vítima, pelo que se tratava de "uma real necessidade e não um luxo", frisou o governante.

O custo da obra foi o mais avultado de um lote de investimentos realizados ao abrigo de uma parceria celebrada em 2014 entre a Câmara de Loulé e o Ministério da Administração Interna, num montante global de 2,3 milhões de euros em se integram também o subdestacamento da GNR de Quarteira, o posto de Salir e uma intervenção no posto de Loulé.

O novo posto da GNR em Almancil é composto por um efetivo de 26 militares, que atuam numa área total de 62,30 quilómetros quadrados.

Em novembro de 2018, Eduardo Cabrita assinou um protocolo para avançar com a transferência do comando territorial da GNR do distrito de Faro, até agora sediado na capital algarvia, para a cidade vizinha de Loulé.

Na altura, o ministro da Administração Interna justificou a transferência com o facto de a GNR não ter qualquer responsabilidade na zona urbana de Faro, cuja jurisdição pertence à PSP.

O novo comando será construído de raiz num terreno cedido pelo município de Loulé e o investimento para a sua construção deverá rondar os 10 milhões de euros, verba que será partilhada entre o município e o ministério, disse na altura o governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório