Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2020
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Abertas inscrições para voluntariado contra violência no namoro

Ministério da Educação indica que dados do Estudo Nacional da Violência no Namoro 2019 mostram necessidade de "erradicar fenómeno".

Abertas inscrições para voluntariado contra violência no namoro

Estão abertas as inscrições para jovens voluntários integrarem a Rede Nacional de Voluntariado 'Namorar com Fairplay', informa o Ministério da Educação, numa nota enviada às redações esta sexta-feira.

A campanha, que é promovida pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, junto de escolas e associações juvenis, tem como objetivo desenvolver ações promotoras da prevenção da violência no namoro."

A ação de voluntariado é dirigida aos jovens, dos 16 aos 30 anos, e incentiva, de forma lúdico-pedagógica, a uma cidadania ativa e participativa, contribuindo para a promoção de relações de namoro saudáveis e igualitárias", explica o mesmo comunicado, referindo que a ação já envolveu centenas de voluntários e abrangeu mais de 32 mil participantes.

"Os dados do Estudo Nacional da Violência no Namoro 2019, da UMAR, demonstram a necessidade de agir para erradicar este fenómeno", acrescenta o Ministério da Educação.

Estudo indica que 67% dos jovens inquiridos - 5 mil no total - consideram normal pelo menos um comportamento de violência, sendo o mais legitimado o controlo (27%). Segue-se a perseguição (24%), a violência sexual (24%), a violência através das redes sociais (23%), a violência psicológica (16%) e, em último, a violência física (9%).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório