Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Catarina Martins lembra que "no namoro só pode bater o coração"

Campanha do Governo surge depois de um estudo revelar que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportarem ter sofrido pelo menos uma forma de violência. A coordenadora do Bloco de Esquerda lembra que "no namoro só pode bater o coração"

Notícias ao Minuto

12:34 - 14/02/20 por Silvia Abreu

Política Violência

Catarina Martins - deputada e coordenadora do Bloco de Esquerda - assinalou no Twitter o Dia dos Namorados - que se celebra esta sexta-feira - aproveitando para falar da campanha lançada pelo Governo, esta sexta-feira, e cujo lema é #NamorarNãoÉSerDon@.

"No namoro só pode bater o coração. 67% dos jovens acham natural pelo menos um comportamento de violência numa relação amorosa. Hoje não é só um dia para comemorar o amor, é também um dia para pensar no amor", escreveu a deputada do Bloco de Esquerda, no Twitter.

A campanha é resultado de uma colaboração entre o Governo e o Movimento #NãoéNormal "com vista a educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica, e nas redes sociais", explica no site do Governo, no dia em que são divulgados os dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020.

De acordo com o estudo, realizado pela UMAR com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, mostra que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade refere que "é fundamental darmos o passo que vai da rejeição da violência como uma ideia ou um princípio abstrato para a sua rejeição na vida concreta. Temos de envolver os jovens e deixar claro que nenhuma forma de violência no namoro é aceitável, seja na escola, na rua, numa discoteca, em casa, ou na internet"

A Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência 2020 - #NamorarNãoÉSerDon@ vai ser apresentada esta sexta-feira, pelas pelas 14h30, a cerca de uma centena de jovens, no Chapitô, em Lisboa. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório