O Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS) recuperou "com sucesso" um falcão-peregrino que tinha sido vítima de um tiro no ano passado.
No Facebook, a Câmara Municipal de Lisboa explica que a libertação desta ave aconteceu em novembro do ano passado mas, passados 46 dias, esta foi novamente encontrada ferida.
O falcão-peregrino apresentava novamente ferimentos provocados por um tiro.
O LxCRAS que se "dedica à reabilitação de animais silvestres, alerta para a perseguição direta como uma das principais ameaças à conservação da espécie", refere ainda a autarquia na mesma nota.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Lisboa explicou, também no Facebook, o que deve fazer se encontrar um animal silvestre ferido ou debilitado na cidade.
Há cinco passos a tomar. A primeira ação é aproximar-se "com cuidado porque o animal pode ser agressivo". Depois, deve cobri-lo "de forma a privá-lo da visão".
Posto isto, o terceiro passo é colocar o animal silvestre "dentro de uma caixa de cartão perfurada, com jornal no fundo" e, até o entregar à entidade competente, manter "a caixa num local escuro e calmo".
A última medida a tomar é "contactar o LxCRAS".