Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Falcão-peregrino ferido a tiro foi recuperado em Lisboa

Ave tinha sido libertada em novembro mas foi encontrada em estado grave.

Falcão-peregrino ferido a tiro foi recuperado em Lisboa
Notícias ao Minuto

18:20 - 13/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS) recuperou "com sucesso" um falcão-peregrino que tinha sido vítima de um tiro no ano passado.

No Facebook, a Câmara Municipal de Lisboa explica que a libertação desta ave aconteceu em novembro do ano passado mas, passados 46 dias, esta foi novamente encontrada ferida

O falcão-peregrino apresentava novamente ferimentos provocados por um tiro

O LxCRAS que se "dedica à reabilitação de animais silvestres, alerta para a perseguição direta como uma das principais ameaças à conservação da espécie", refere ainda a autarquia na mesma nota.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Lisboa explicou, também no Facebook, o que deve fazer se encontrar um animal silvestre ferido ou debilitado na cidade. 

Há cinco passos a tomar. A primeira ação é aproximar-se "com cuidado porque o animal pode ser agressivo". Depois, deve cobri-lo "de forma a privá-lo da visão"

Posto isto, o terceiro passo é colocar o animal silvestre "dentro de uma caixa de cartão perfurada, com jornal no fundo" e, até o entregar à entidade competente, manter "a caixa num local escuro e calmo".

A última medida a tomar é "contactar o LxCRAS"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório