Meteorologia

  • 02 ABRIL 2020
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 19º

Edição

Experiências em animais em Portugal aumentaram nos últimos anos

Em 2017, Portugal contava com 52 983 casos de experiências em animais para fins científicos.

Experiências em animais em Portugal aumentaram nos últimos anos

Rita Silva, presidente da associação ANIMAL e representante na Cruelty-Free Europe, denotou que "contrariamente à tendência geral", em Portugal, o número de experiências com animais em laboratórios aumentou

"Passámos de um total de 20 623 animais utilizados em 2015 para 31 712 em 2016, piorando ainda mais em 2017 com 52 983", afirmou a responsável em declarações divulgadas, esta segunda-feira, num comunicado da Cruelty-Free - uma rede dinâmica de grupos de proteção animal, com presença no centro das decisões da União Europeia. 

Rita Silva referiu ainda que a associação aguarda agora uma resposta por parte do Governo sobre o que o Executivo tem planeado para fazer "um esforço sério para reduzir a experimentação animal". 

"Na verdade, uma das 14 medidas que a ANIMAL está a pedir aos vários Grupos Parlamentares, prende-se exactamente com a criação de um centro de métodos não-animais", acrescentou ainda a presidente do organismo.

Estas declarações surgem no seguimento da divulgação das conclusões de um relatório realizado pela Comissão Europeia sobre a implementação da Directiva 2010/63/ da União Europeia (UE) referente à protecção de animais utilizados em experimentação nos Estados-Membros da UE. Este documento revela que, entre 2015 e 2017, foram realizadas cerca de 30 milhões de experiências em animais para fins científicos nos países que fazem parte da UE, não tendo havido nenhum "progresso real" sobre este fenómeno. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório