Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Um dos casos suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

A doente tinha regressado, recentemente, da China.

Um dos casos suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo
Notícias ao Minuto

18:55 - 10/02/20 por Noticias ao Minuto

País Coronavírus

Um dos casos suspeitos de infeção do coronavírus em Portugal divulgado, esta segunda-feira, pela Direção-Geral de Saúde deu negativo, avançou a SIC Notícias. 

Em comunicado, a Direção-Geral de Saúde já confirmou a informação referindo que "o quinto caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal, (...) resultou negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)".

Na mesma nota, o órgão acrescentou ainda que os resultados foram concluídos "com duas amostras biológicas negativas".   

A doente identificada hoje trata-se de uma mulher chinesa que tinha regressado do seu país natal e que foi encaminhada, esta segunda-feira, para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

O segundo caso - um homem que regressou igualmente da China e que foi encaminhado para o Hospital de São João, no Porto - ainda se encontra sob observação. 

Os dois casos anunciados hoje

Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, durante a manhã de hoje, que dois novos casos suspeitos de infeção pelo coronavírus tinham sido validados no país. Estes dois casos elevaram para seis o número de casos suspeitos validados até hoje em Portugal.

Além destes casos suspeitos, estão 20 pessoas em isolamento profilático há uma semana no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, depois de terem sido repatriadas da China.

Na sexta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que as pessoas que se mantinham no Pulido Valente estavam todas bem de saúde e sem sintomas de infeção. Deste grupo fazem parte 18 portugueses e duas brasileiras, que chegaram no passado dia 02 de fevereiro ao aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa. Todos estiveram na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei, epicentro do surto.

As autoridades chinesas elevaram hoje para 908 mortos e mais 40 mil infetados o balanço do surto de pneumonia na China continental causado pelo novo coronovírus.

Além do território continental da China e das regiões administrativas chinesas de Macau e Hong Kong, há mais de 350 casos de contágio confirmados em 25 países. Na Europa, o número chegou no domingo a 39, com duas novas infeções detetadas em Espanha no Reino Unido.

Uma missão internacional de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) partiu no domingo para a China. A OMS, que declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública internacional, indicou no sábado que os casos de contágio revelados diariamente na China estão a estabilizar, mas sublinhou que era cedo para concluir que a epidemia atingiu o seu pico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório