Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Zoo de Lisboa partilha momento ternurento entre mãe e nova cria de coala

Nascimento de uma nova cria de coala "representa a esperança para uma espécie em declínio e contribui para o programa de reprodução de espécies ameaçadas", sublinha o Jardim Zoológico de Lisboa.

Zoo de Lisboa partilha momento ternurento entre mãe e nova cria de coala
Notícias ao Minuto

17:32 - 05/02/20 por Melissa Lopes

País Zoológico

O Jardim Zoológico de Lisboa anuncia o nascimento de uma cria de coala e partilha imagens ternurentas do animal com a mãe. 

Em comunicado, o Zoo conta que a cria nasceu a 25 de julho de 2019, após uma gestação de cerca de um mês. A pequena cria, com menos de 20 mm de comprimento e 0,5g de peso, migrou para a bolsa marsupial da sua progenitora, na qual permaneceu durante cerca de sete meses.

Hoje, com pouco menos de sete meses de vida, é possível observá-la tanto no marsúpio como no colo da mãe, como mostra o vídeo abaixo. 

A participar desde 1991 no Programa de Conservação de Coalas (Phascolarctos cinereus), em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA) e tendo sido o primeiro zoo europeu a ter a espécie sob o seu cuidado, o Jardim Zoológico "vem reforçar o seu importante papel na conservação destes animais, com o anúncio de uma nova cria". "Este nascimento", sublinha o Zoo,  "representa a esperança para uma espécie em declínio e contribui para o programa de reprodução de espécies ameaçadas". 

Na nota emitida, o Jardim Zoológico de Lisboa recorda a tragédia dos incêndios que assolou a Austrália nos últimos meses, com consequências devastadoras para a fauna e flora da região. O nascimento da cria em Lisboa aconteceu ao abrigo de um programa de reprodução da espécie.

"Estes programas são ferramentas fundamentais que permitem às instituições que participam ativamente na conservação das espécies, formar populações geneticamente viáveis para uma possível reintrodução ou para a salvaguarda das mesmas em caso de catástrofes ambientais, como a que observamos hoje", refere o Zoo. 

"Consciente de que é fundamental que os apoios continuem a chegar para que seja possível levar a cabo este grande projeto", o Jardim Zoológico refere ainda que vai enviar para a Austrália mais uma tranche de donativo a partir do seu Fundo de Conservação.

"Este montante, à semelhança do valor angariado pelos mealheiros do Jardim Zoológico, ou pelo fundo criado pelo Zoo de San Diego, será utilizado de imediato no resgate e recuperação da flora e fauna australiana", explica o parque português, lembrando que todos podem contribuir para esta causa. Como? Através de donativo direto no site de angariação de fundos criado pelo Zoo de San Diego, ou, até ao final do mês de março, num dos três mealheiros espalhados pelo Jardim Zoológico, estando agora um deles localizado na loja do Zoo, na zona de acesso livre. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório