Associação quer reunir 4 mil assinaturas para fechar aterro em Valongo

A Associação Jornada Principal (AJP) pretende reunir quatro mil assinaturas para entregar na Assembleia da República uma petição pelo encerramento do aterro de Sobrado, em Valongo, e para outras ações impactantes de protesto público, foi hoje anunciado.

lixo, aterro sanitário

© iStock

Lusa
05/02/2020 15:45 ‧ 05/02/2020 por Lusa

País

Valongo

A posição da associação que nos últimos meses tem denunciado alegados crimes ambientais provocados pela empresa Recivalongo surge um dia após o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, ter anunciado que a taxa de gestão de resíduos vai duplicar, considerando inadmissível ser mais barato mandar resíduos para aterro do que reciclar.

Reunida em Assembleia-Geral, a AJP garantiu que "não cruzará os braços" enquanto "não houver resultados das intenções anunciadas pelo Ministério do Ambiente", prometendo "endurecer a luta" até ao "encerramento definitivo do aterro".

Na reunião magna, que decorreu na segunda-feira, foram ainda decididas várias ações a implementar em 2020, que "passam pelo alargamento das sessões de esclarecimento a vários públicos, designadamente escolas, associações e empresas", bem como "um debate sobre o impacto do aterro no mercado imobiliário de Sobrado".

Entre as medidas de alerta e de sensibilização, a AJP pretende também "vestir Sobrado de Negro, através da colocação de lonas alusivas à perigosidade do aterro" em 2020.

A associação decidiu ainda intensificar ações junto das entidades responsáveis e autoridades de fiscalização do Ministério do Ambiente, Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional-Norte (CCDR-N) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para que se intensifique a fiscalização, designadamente das águas residuais e superficiais e dos camiões que transportam os resíduos.

Será também solicitado ao Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) Maia-Valongo "um esclarecimento formal relativo às consequências de picadas de mosquitos e da presença de pragas de roedores e insetos relacionados com o aterro".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas